28 de jan. de 2014

7 dicas pra falar (bem) em público

Como falar em público

Alterações para afugentar o tédio, interação e conhecimento do público, além de uma dose saudável de autocrítica, são as chaves para que você dê o seu recado. Mas, por favor, maneire no PowerPoint por André Bernardo

Ria de si mesmo - Se cometer alguma gafe e o público achar graça, ria com ele e prossiga. E não precisa pedir desculpas, pois isso passa uma impressão de insegurança e despreparo.

Frase-resumo - Comece com uma frase de efeito, que resuma seu tema e conquiste o público. Em jornalismo é o que a gente chama de lead: pôr o mais importante logo no início.

Lei dos 5 minutos - O público não mantém a concentração por mais de 6 minutos. Para garantir o foco, a cada 5 minutos, altere algo: sua posição, o volume da voz, o slide da apresentação. 

Vídeo autocorretivo - Grave-se falando. Só aí você repara e se livra de muletas como "tipo..." e "né?", pausas como "ããã" ou "ééééééé" e cacoetes como coçar a cabeça e ajeitar as calças. 

Power Point com moderação - A ideia é falar, não ler em público. Para isso, deixe o mínimo de texto em cada slide. A apresentação deve auxiliar, mas jamais ofuscar o palestrante.

Conheça o público - Saiba quem é sua plateia e o que ela espera de você - não pague o mico de saber menos que ela. Além disso, esteja atento à reação das pessoas e dê espaço à interação. 

BÔNUS ANTIBRANCO - Basta usar a frase: "Na verdade, o que eu queria dizer é..." Esse artifício obriga você a recontar a mensagem de outra maneira, e isso pode livrá-lo da armadilha do "branco".
Fontes Osório Antônio Cândido da Silva, professor de técnicas de comunicação e expressão verbal da Faculdade Cásper Líbero; Reinado Passadori, presidente e fundador do Instituto Passadori de Comunicação Verbal; Reinaldo Polito, mestre em ciências da comunicação, professor de oratória e autor de Superdicas para Falar Bem e Seja um Ótimo Orador; William Douglas, conferencista e autor do livro Como Falar Bem em Público.

Fonte:http://super.abril.com.br/cotidiano/como-falar-publico-614521.shtml?utm_source=redesabril_jovem&utm_medium=twitter&utm_campaign=redesabril_super

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LEIA, COMENTE, E DIVULGUE!