13 de jul. de 2012

XVIII FESTIVAL DE BOI DE ZABUMBA

NESTE SÁBADO (14) ACONTECE O XVIII FESTIVAL DE BOI DE ZABUMBA NO MONTE CASTELO





Boi de Leonarddo
Dentre a diversidade folclórica que possui a cultura popular maranhense, sem dúvidas o bumba-meu-boi é a mais forte e mais presente manifestação dessa cultura. Para quem pensava que o São João tinha acabado se enganou. No sábado (14), a partir das 20h, a Avenida Newton Belo, no Monte Castelo, será tomada por batalhões de bumbas-bois no XVIII Festival de Bumba-Meu-Boi de Zabumba.

O Festival de Boi de Zabumba tem apoio do Governo do Estado por meio da Secretaria de Estado da Cultura (SECMA), Conselho Cultural do Monte Castelo, Ministério da Cultura /IPHAN e é uma promoção do Clube Cultural de Bumba-Meu-Boi de Zabumba e Tambor de Crioula do Maranhão. No décimo oitavo ano de realização o Festival de Zabumba conta este ano com a participação de 19 grupos, ganhando prestigio e força. Segundo o coordenador do Festival Basílio Durãns, o Festival busca resgatar as raízes do bumba boi no sotaque de zabumba, que outrora estava em declínio e quase entrando em extinção. “Nós queremos incentivar os grupos existentes e continuar a “resgatar” os grupos que foram esquecidos”, afirma.

De ritmo vibrante, o sotaque de zabumba é o mais antigo representante dos sotaques existentes na cultura do bumba-meu-boi do Maranhão, surgido na região de Guimarães, na baixada maranhense. Nos dezessete anos que se seguem o festival, alguns batalhões puderam surgir e desenvolver consistência no sotaque de zabumba, segundo Basílio. “Os bois Brilho da Paz, da Vila Palmeira, Unidos pela Fé, do Alto da Esperança, Orquestrado do Monte Castelo, Anjo do Meu Sonho, do Anjo da Guarda e Unidos Venceremos do São Cristóvão, são alguns grupos que surgiram e que se desenvolveram com o passar dos anos”, afirmou. Durante o festival, o Bumba-meu-Boi Brilho da Paz e o Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Construção Civil do Maranhão serão homenageados pela coordenação do evento.

As apresentações iniciam às 20h e se estendem até as 07h com cortejo pelas ruas do bairro. participam do XVIII Festival de Zabumba os bumba bois Brilho da Paz da Vila Palmeira; Unidos pela Fé, do Alto da Esperança; Bumba-meu-Boi Boa Vontade, da Areinha; Bumba-meu-Boi da Vila Passo; Bumba-meu-Boi Fé em Deus; Bumba-meu-Boi Capricho da Primavera, de Panaquatira; Bumba-meu-Boi Capricho do Oliveira, do Bairro de Fátima; Bumba-meu-Boi Laço do Amor, da Vila Embratel; Bumba-meu-Boi Mimo de São João da Vila Ivar Saldanha; Bumba-meu-Boi Mimo da Ilha; Bumba-meu-Boi Capricho; Bumba-meu-Boi Sempre Unidos; Bumba-meu-Boi de Zabumba Orquestrado; Bumba-meu-Boi Anjo do Meu Sonho; Bumba-meu-Boi Brilho de São João; Bumba-meu-Boi de Leonardo; Bumba-meu-Boi Unidos Venceremos; Bumba-meu-Boi de Guimarães.

Após as apresentações, às 08h, os participantes do Festival seguirão pela Avenida Newton Belo (próximo ao Colégio Babosa de Godóis) em um cortejo em direção a Avenida Getúlio Vargas, passando pelo antigo Cine Monte Castelo e Igreja Nossa Senhora da Conceição retornando à Newton Belo onde os participantes receberão troféus por participação no festival.

Texto: James Esdras (Ascom.Secma) Foto: Antonio Martins

Fonte: http://www.cultura.ma.gov.br/portal/sede/index.php?page=noticia_extend&loc=sede&id=414

Um comentário:

LEIA, COMENTE, E DIVULGUE!