20 de fev. de 2013

Calendário do Ano da Fé

Calendário do Ano da Fé

Cidade do Vaticano (RV) - O Ano da Fé instituído pelo Papa Bento XVI em outubro de 2012 e que se encerra em novembro de 2013 é marcado por um calendário de grandes eventos. O próximo grande evento será o Congresso Internacional sobre o tema ‘São Cirilo e Metódio entre os povos Eslavos: 1150 anos do início da Missão’ que se realiza entre 25 e 26 de fevereiro em Roma. Os trabalhos terão lugar no Pontifício Instituto Oriental (25 de fevereiro) e na Pontifícia Universidade Gregoriana (26 de fevereiro). A partir disso praticamente todos os meses até novembro acontecem grandes eventos.

Confira o calendário completo:


24/03/2013 – Dia dedicado aos jovens
Na Praça São Pedro em Roma e em todo o Mundo acontece a celebração do Domingo de Ramos, esse ano um dia dedicado aos jovens em preparação à Jornada Mundial da Juventude.

27/04/2013 e 28/04/2013 – Jornada dos crismandos e crismados
Na Praça São Pedro em Roma com tema “Sois Minhas Testemunhas” o evento desenvolve-se à volta de três pontos essenciais: Peregrinação ao Túmulo de Pedro, a Eucaristia com o Papa e um momento de festa que conclui a jornada.

05/05/2013 – Dia Mundial Das Confraternidades e da Piedade Popular
Na Praça São Pedro em Roma com o tema “Pelas estradas do mundo, testemunhas da Fé: às Confraternidades em Peregrinação ao Túmulo de São Pedro para a Nova Evangelização”. A preparação do evento começa em 03 de maio de 2013 culminando com o encerramento em 05 de maio. O evento consiste em Peregrinação ao Túmulo de Pedro, acolhimento, Adoração Eucarística, confissões em algumas das Igrejas de Confraternidades de Roma, Encontro internacional, catequese e Santa Missa.

18/05/2013 e 19/05/2013 – Jornada Dedicada a Todos os Movimentos
Na Praça São Pedro em Roma com o tema “Eu creio, aumenta em nós a fé”, os movimentos, as associações e as agregações laicais também farão peregrinação ao Túmulo do Apóstolo Pedro.

02/06/2013 – Solene Adoração Eucarística Realizada Simultaneamente em Todo o Mundo
Em todo mundo celebra-se a solenidade de Corpus Christi, assim acontece simultaneamente a Solene Adoração Eucarística.

15/06/2013 e 16/06/2013 – Dia da Evangelium Vitae
Na Praça São Pedro em Roma o Dia da Evangelium Vitae, dedica-se ao testemunho do Evangelho da vida, em defesa da dignidade da pessoa desde o primeiro instante de vida até ao seu último momento, a morte natural.

22/06/2013 – Grande Concerto de Música Clássica
Na Praça São Pedro em Roma acontece o Grande Concerto de música clássica por ocasião do Ano da Fé.

04/07/2013 a 07/07/2013 – Dia Dos Seminaristas, Noviços, Noviças e de Todos os que estão no Caminho Vocacional
Em Roma o encontro de jovens, homens e mulheres, provenientes de todos os continentes, que estão a responder ao chamamento vocacional, será a ocasião para celebrar e testemunhar com alegria o grande valor do serviço na Igreja pela Nova Evangelização. Haverá a peregrinação ao túmulo de Pedro, com o tema “Acredito em Ti". Durante esta peregrinação serão oferecidas várias oportunidades para professar, celebrar e testemunhar a fé, todos aqueles que nela participarem poderão aprofundar a sua relação pessoal com Jesus Cristo e serão testemunhas, uns para os outros e para todo o mundo, da grande alegria que vem do abandonar-se “nas mãos de um amor que se experimenta cada vez maior porque tem a sua origem em Deus” (Porta Fidei, 7).

23/07/2013 a 28/07/2013 – Jornada Mundial da Juventude
No Rio de Janeiro, jovens do Brasil e de todo mundo se reunirão para um encontro de fé, esperança e unidade.

28/09/2013 – Dia do Catequista
Em Roma, o encontro será a ocasião dada aos catequistas para viverem a Peregrinação ao Túmulo do Apóstolo Pedro, no sábado 28 de Setembro, e para serem confirmados na fé do sucessor de Pedro, no domingo 29 de Setembro, na Santa Missa na Praça de São Pedro. Nos dias anteriores, de 26 a 28 de Setembro, acontecerá o Congresso internacional de catequistas dirigido aos Bispos Presidentes das Comissões Episcopais responsáveis pela Catequese e Evangelização, aos Responsáveis Nacionais dos Serviços de Catequese das Conferências Episcopais, aos Responsáveis Diocesanos da Catequese e a um representante leigo dos Catequistas das dioceses.

12/10/2013 – 13/10/2013 – Dia Mariano
Na Praça São Pedro em Roma, acontecerá a celebração de um Dia mariano com a presença de todas as Associações marianas.

26/10/2013 – Dia da Família
Na Praça São Pedro em Roma, será celebrado o Dia da Família.

16/11/2013 – Concerto Conclusivo do Ano da Fé
Na Praça São Pedro em Roma, um concerto conclusivo do Ano da Fé acontecerá na Sala Paulo VI.

24/11/2013 – Celebração Conclusiva do Ano da Fé
Na Praça São Pedro em Roma, uma celebração fecha o calendário do Ano da Fé.(SP-A12-SIR)

 -
Aplicativo da RV em português!
Cidade do Vaticano (RV) - A Rádio Vaticano acaba de lançar em português seu aplicativo para smartphones e tablets, para as plataformas Iphone/Ipad e Android.

Trata-se de uma novidade multimídia, em que é possível sintonizar ao vivo todos os programas da Rádio em 40 línguas, vídeos, artigos e reportagens jornalísticas, programas de aprofundamento e acompanhar os compromissos cotidianos do Papa.

O aplicativo, que pode ser baixado gratuitamente, se abre com a Agenda (que daqui poucos dias será integralmente traduzida em português) dos compromissos públicos do Pontífice, constantemente atualizada sobre as transmissões ao vivo em áudio e vídeo, produzidas em colaboração com o Centro Televisivo Vaticano.

Graças a um sistema idealizado e produzido pela Rádio Vaticano (Vatican TIC), é possível consultar todos os conteúdos escritos e em áudio relacionados a cada evento e é possível ler os textos dos discursos pronunciados pelo Papa, publicados no site vatican.va

O aplicativo também está disponível em italiano, inglês, francês e espanhol. Confira! (BF)

Fonte: RADIO VATICANO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LEIA, COMENTE, E DIVULGUE!