21 de fev. de 2013

Sustentabilidade para crianças



Ensinando sustentabilidade para crianças na escola


Por pontocom 
















Os livros pedagógicos são uma ótima ferramenta para complementar o que é ensinado pelos professores na escola, ampliando e ilustrando o que foi aprendido. Tendo a educação ambiental como foco da coleção, a Editora Base lançou a Base Ecológica Pedagógica, direcionada ao ensino fundamental.
Produzida em papel reciclado, a obra conta com atividades práticas baseadas em conceitos de sustentabilidade nas áreas de língua portuguesa, língua inglesa, matemática, geografia, ciências naturais, artes visuais, educação física, ensino religioso, culinária e teatro. Conta também com doze cartazes e um cd de atividades.
Cada volume apresenta atividades práticas que oportunizam o trabalho com os conceitos próprios das áreas, relacionadas com a educação ambiental. Para melhor organização e facilitar o planejamento do professor, cada atividade proposta vem com a descrição dos objetivos, metodologia, materiais, registro processual, além de ícones coloridos que facilitam a busca nas atividades. 
Confira a abordagem em cada área:
Língua Portuguesa: Apresenta o processo de competência linguística, com diferentes gêneros textuais para análise e reflexão da língua em uso, a fim de promover a capacidade de expressão oral e escrita.
Teatro: São ofertadas atividades que possibilitam o desenvolvimento da criação, expressão corporal, o canto, a dança, o uso de fantoches, entre outros recursos da linguagem não verbal.
Artes Visuais: Trata cores, texturas e volumes como estratégias para a criação, visando à preservação do meio ambiente.
Língua Inglesa: Busca aprofundar as semelhanças e diferenças entre as culturas, mantendo o enfoque ambiental, pois esses valores são difundidos em qualquer parte do Planeta..
Matemática: Envolve os números, a geometria, os espaços e as medidas nas propostas de atividades relacionadas à educação ambiental. O aluno será convidado a buscar soluções, ora individualmente, ora em grupo.
Geografia: Visa à ampliação das capacidades do aluno de observação, comparação e representação das características do espaço de seu entorno, bem como de diferentes espaços e paisagens.
Ciências Naturais: O enfoque parece mais oportuno, a educação ambiental é tratada de forma a conduzir o aluno a mudar sua postura em relação a atitudes que não combinam com a de um cidadão responsável e consciente.
Educação Física: O propósito é a confecção de jogos, desenvolvimento da consciência corporal, da autonomia e o respeito às regras, além de trabalhar o raciocínio lógico e promover o desenvolvimento social.
Ensino Religioso: A abordagem é ecumênica, levando um pouco de cada religião ao conhecimento do aluno, embora seu enfoque maior seja nas relações do aluno com sua família e com a sociedade em que está inserido.
Culinária: Mostra como cultivar e manipular os alimentos, tirando deles o maior proveito possível no que se refere às vitaminas e sais minerais e evitando o desperdício.
A coleção é das autoras Caroline Vezentin e Luciana Brustolin Biscaia. Caroline é graduada em Ciências Biológicas, especialista em Educação Ambiental, com nove anos de experiência na área educacional. Sócia fundadora do Instituto Rã-bugio para Conservação da Biodiversidade – Guaramirim/SC, é autora de diversas obras na área de Educação Ambiental. Luciana é formada em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUC/PR, com especialização em Alfabetização e Educação Infantil (UTP). Professora no Ensino Fundamental na rede municipal de ensino de Curitiba, também é Docente em cursos de capacitação para professores das redes pública e particular de ensino, assim como autora de livros didáticos para Educação Infantil e Ensino Fundamental.


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