18 de mar. de 2013

Lenita de Sá no Café Literário desta terça, 19

PRIMEIRO CAFÉ LITERÁRIO DE 2013 HOMENAGEIA CECÍLIO DE SÁ  - 
A primeira edição de 2013 do programa Café Literário promovido mensalmente pelo Governo do Estado por meio da Secretaria de Estado da Cultura, realizado pelo Centro de Criatividade Odylo Costa,filho, acontecerá na terça-feira 19 de março e terá como tema “Cecílio Sá e a prática do teatro amador no Maranhão”, por Lenita Estrela de Sá (filha do teatrólogo maranhense falecido em 10 de março de 2005) que faz homenagem pelo centenário do teatrólogo.

Cecílio Ignácio de Sá, é um dos maiores representantes do teatro popular no Maranhão. Nasceu no dia 1º de fevereiro de 1913, em Alcântara (MA), aos 7 anos mudou-se para São Luís. Foi o fundador de quatro grupos de teatro no Maranhão: Ateniense, Arthur Azevedo, Teatral Renascença e Teatral Recreativo Amador do Maranhão. Os livros Memória do Teatro Maranhense (2007) e No Palco a Paixão – Cecílio Sá, 50 Anos de Teatro, de Lenita Estrela de Sá, marcam como registro a trajetória do teatrólogo. Sua obra é reconhecida por toda a classe teatral maranhense e pela Federação de Teatro Amador do Maranhão.

Em 1931 criou o grupo Ateniense, com a montagem Natal no Sertão, de Bibi Garibaldi, compositor popular da Madre Deus. Dirigiu várias peças teatrais, como: A Vida tem Três Andares (Grupo Arthur Azevedo), O Milagre de Nossa Senhora de Fátima (Teatral Renascença), Paixão de Cristo (Recreativo Amador do Maranhão) e Amor por Anexins (Grupo Arthur Azevedo).

Por sua contribuição ao teatro popular maranhense Cecílio Sá, foi condecorado com a Medalha do Mérito Timbira, concedida pelo Governo do Estado.

O Café Literário acontece às 18h30 com entrada franca na Galeria Valdelino Cécio do CCOCf, na Rampa do Comércio, 200-Praia Grande, já se consagrou como um encontro informal para um bate-papo com amantes da literatura e das letras.
Texto: Mario Ferreira (Ascom.Secma)/Foto: Divulgação 










Nenhum comentário:

Postar um comentário

LEIA, COMENTE, E DIVULGUE!