24 de abr. de 2013

24 de abril: a bicicleta de Drais

Em 24 de abril de 1817 - O barão Carlos Federico von Drais apresenta, em Karlsruhe (Alemanha), o primeiro protótipo do que hoje é uma bicicleta.


De 1822 a 1825, Karl Drais participou de uma expedição ao Brasil, liderada por Georg Heinrich von Langsdorff.
Karl Friedrich Christian Ludwig Drais von Sauerbronn (Karlsruhe, 29 de Abril de 1785 — Karlsruhe, 10 de Dezembro de 1851) foi um inventor alemão, construtor da draisiana, antecessora da bicicleta moderna.



O Barão von Drais nasceu em Karlsruhe, com o título aristocrático de Karl Wilhelm Friedrich Christian Ludwig, Freiherr Drais von Sauerbronn, mas como ele não era um democrata, não usava este título. Seu pai era o juiz de Baden, Karl Wilhelm Friedrich Ludwig von Drais, e sua mãe Margarete Ernestine von Kaltenthal. O Margrave de Baden na época, Carl Friedrich von Baden, era um dos padrinhos de Karl. De 1803 a 1805, Karl Drais estudou arquitetura, agricultura e física na Universidade de Heidelberg. A invenção mais importante de Karl Drais foi o velocípede, uma versão primitiva da bicicleta - sem pedais. Sua primeira viagem relatada, de Mannheim a Rheinau (hoje um bairro de Mannheim), aconteceu em 12 de junho de 1817. No mesmo ano ele realizou uma segunda viagem de Gernsbach a Baden-Baden.

Em 12 de janeiro de 1818, Karl Drais foi premiado com um Großherzogliches Privileg, similar à nossa atual patente (Baden não tinha lei de patentes na época). Além disso, foi nomeado professor de Mecânica pelo Grand Duke Karl Friedrich, o que foi apenas um título honorário e sem relação com qualquer universidade ou outra instituição. Ao mesmo tempo, deixou o serviço civil e continuou a receber seu salário como uma espécie de "pensão de inventor".
De 1822 a 1825, Karl Drais participou de uma expedição ao Brasil, liderada por Georg Heinrich von Langsdorff.
Há especulações de que o "Ano Sem Verão" de 1816, com seus efeitos nos cavalos e resultando problemas com os transportes, pode ter sido uma razão para a invenção do velocípede por Drais.[1]
Faleceu na sua cidade natal, em 1851. Sua sepultura, bem conservada por uma Associação de Ciclistas da Alemanha, localiza-se no Hauptfriedhof Karlsruhe




Descrição Original draisine made -to-measure with staff messenger
Data published 1817
Origem Drais' 3-page printed description of 1817 (in public libraries)
Autor Wilhelm Siegrist (1797-1843?)
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Karl_Drais


"Bicicleta na janela" (Lio Ribeiro)

Um comentário:

LEIA, COMENTE, E DIVULGUE!