27 de fev. de 2015

UFMA inicia Curso de Estudos Africanos e Afro-Brasileiros

Aberto seletivo para curso de graduação em Estudos Africanos e afro-brasileiros

O curso, que é o primeiro do Brasil com essa temática, será presencial e terá 40 vagas

A Universidade Federal do Maranhão (UFMA) aprovou a criação do curso de graduação em Licenciatura Interdisciplinar em Estudos Africanos e afro-brasileiros na modalidade presencial, no Campus de São Luís. O curso, que é o primeiro a ser criado no País, terá um seletivo especial, neste semestre, para o preenchimento de 40 vagas para o turno noturno. A partir do próximo semestre será mais uma das opções de graduações a serem concorridas por meio do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).
Segundo o professor Carlos Benedito Rodrigues da Silva, a proposta do curso resulta de uma discussão da obrigatoriedade do ensino de história e cultura africana no sistema educacional brasileiro. “Nós nos deparamos ao logo deste processo tanto com uma certa resistência na aplicação da lei quanto de uma argumentação de que  não existem pessoas qualificadas para trabalhar com estes conteúdos. Por isso, foram feitos através dos núcleos de estudos afro-brasileiros de várias universidades do país alguns cursos de formação a nível de especialização, curso a distância mas que ainda não preenchem esta lacuna”, afirmou ressaltando que o curso terá o objetivo de qualificar, a partir da licenciatura, profissionais que possam trabalhar com estes conteúdos.
Para ele, além de ser a primeira licenciatura presencial no Brasil que aborda esta temática no cenário maranhense,  se torna ainda mais importante a sua  implantação pelo processo histórico do Estado. “O Maranhão é o terceiro Estado brasileiro com percentual de população negra, de uma diversidade cultural muito grande herdada do Continente Africano, como do ponto de vista da religiosidade, da musicalidade, entre outros”, disse o docente frisando ainda que este curso veio para suprir uma carência de conteúdos desta natureza.
O processo seletivo para os candidatos que desejarem concorrer a uma vaga do curso, que possuirá quatro anos de duração, será realizado em uma única fase, por meio de uma prova objetiva contendo 40 questões. O conteúdo a ser estudado são os mesmos utilizados no ENEM. Poderão candidatar-se às vagas ofertadas neste Processo Seletivo Especial todos os interessados, desde que sejam portadores de certificado de conclusão de Ensino Médio ou equivalente, até a data de realização da matrícula.
As vagas oferecidas neste Processo Seletivo Especial serão distribuídas em três categorias: ampla concorrência, pessoa com deficiência e escola pública. A inscrição no Processo Seletivo Especial para Ingresso no Curso de Licenciatura Interdisciplinar em Estudos Africanos e Afro-Brasileiros será efetuada somente via Internet, no período de 02 a 16 de março de 2015, observado o horário local de São Luís/MA e em conformidade com os procedimentos seguintes: acessar o endereço eletrônico concursos.ufma.br e preencher o Requerimento de Inscrição; depois disso o candidato deverá Imprimir o boleto bancário e efetuar o pagamento da taxa de inscrição, no valor de R$ 50,00 (cinquenta reais) até o dia 17 de março de 2015, em qualquer estabelecimento bancário, observado o horário de funcionamento bancário de São Luís/MA.
A divulgação do deferimento de inscrição do candidato inscrito via Internet estará disponível no endereço eletrônico concursos.ufma.br, a partir do dia 25 de março de 2015, sendo de responsabilidade exclusiva do candidato a consulta a esta informação. As provas terão início às 9h do dia 19 de abril de 2015, observado o horário local de São Luís/MA, com duração improrrogável de 4 horas em horário local a ser divulgado posteriormente no portal da Universidade, a partir do dia 6 de abril.  Para mais informações confira o edital.
Fonte: 

4 comentários:

  1. Parabéns me interessei muito pelo curso,sou de São Paulo. Terá o curso em EAD?

    ResponderExcluir
  2. Parabéns me interessei muito pelo curso,sou de São Paulo. Terá o curso em EAD?

    ResponderExcluir
  3. Parabéns me interessei muito pelo curso,sou de São Paulo. Terá o curso em EAD?

    ResponderExcluir

LEIA, COMENTE, E DIVULGUE!