22 de ago. de 2021

Dicas para conservar melhor seus livros

15 dicas para conservar melhor seus livros

Já pensou que tomar alguns cuidados simples com a sua coleção de livros é essencial para evitar marcas, manchas e outros danos? Adotar as dicas abaixo ajudará seus livros a sobreviverem melhor ao tempo.

1 – A melhor posição para guardar seus livros é em uma estante, na vertical, sem pressioná-los muito entre si. Colocar um volume sobre o outro na horizontal danifica os livros da pilha em função do peso exercidos pelos demais.

2 – Ao retirar um livro da prateleira, puxe-o pelo meio da lombada.

3 – Ao manusear seus livros, procure sempre estar com as mãos limpas.

4 – Pelo menos uma vez por semestre, passe um pano macio, limpo e seco nos seus livros. Para limpar o pó acumulado na parte superior de cada volume, você pode utilizar um pincel de cerdas grossas. Aproveite para folheá-los, pois isso ajuda o papel a respirar.

5 – E por falar em limpeza, você pode limpar a sua estante com um pano levemente úmido, mas evite utilizar produtos abrasivos. Lembre-se de sempre esperá-la secar totalmente antes de colocar os livros de volta.

6 – As orelhas do livro não foram feitas para marcar páginas – na verdade, elas protegem os cantos da capa e da contracapa contra dobras ou amassos. Para evitar que as orelhas e o miolo fiquem danificados, opte por um marcador de páginas tradicional.

7 – Também evite, em especial, usar clipes de papel para marcar páginas, pois eles podem enferrujar e manchar as folhas.

8 – Tente não esquecer papéis, folhas secas e outros objetos dentro dos seus livros. Qualquer um desses itens pode gerar marcas e manchas com o passar do tempo.

9 – Não escreva em folhas de papel sobre os livros, pois a pressão do lápis ou da caneta irá marcar a capa ou as páginas em definitivo.

10 – Deixe um espaço entre os livros guardados na estante e a parede para protegê-los da umidade.

11 – Não deixe seus livros expostos à luz do sol. Esse cuidado evita que eles desbotem.

12 – Comer enquanto lê não é uma boa ideia – os farelos acumulados entre as folhas atraem insetos.

13 – Ao transportar seus livros de um lugar para outro, use uma capa protetora de tecido para garantir que ele permaneça intacto.

14 – Evite encapar seus livros: além de não permitir que as páginas respirem, alguns materiais (como o papel pardo, por exemplo) favorecem o aparecimento de manchas.

15 – Evite abrir os livros em brochura totalmente, em ângulos superiores a 180º, para evitar rachaduras na lombada e o descolamento das páginas.

Você tem algum outro cuidado com os seus livros? Compartilhe conosco nos comentários!

Fonte:https://www.taglivros.com/blog/15-dicas-para-conservar-melhor-seus-livros/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LEIA, COMENTE, E DIVULGUE!