24 de out. de 2011

Festival... Confirmado. Pelo menos até agora. O 15º Festival Maranhense de Teatro Estudantil irá acontecer no período de 7 a 11 de novembro. Promovido pelo Cacem, a escola de teatro do estado do Maranhão, vinculada à Secretaria de Estado da Cultura, o Festival não aconteceu em 2010, interrompendo uma trajetória de conquistas para o setor de teatro-educação.

Promessas... Ano passado, uma sucessão de adiamentos e zilhões de promessas não cumpridas por parte da Secma, fizeram com que o Festival não acontecesse, deixando frustradas expectativas de estudantes e, claro, investimentos das escolas públicas e privadas, que tem, no evento, uma vitrina de seus trabalhos.

Novidade... Para a edição deste ano, a Coordenação do Festival anuncia que o evento não terá mais o carater competitivo, mas se transformará uma grande Mostra e o Troféu Cosme Jr. será entregue em forma de homenagens para destaques dos últimos quinze anos, como escolas mais assíduas, grupos de pesquisa, dramaturgia própria, etc.

Processo... Parece que, enfim, os defensores da tese contraria à competição (euzinho, incluso!) lograram exito. Se não isso, mas a constatação inequívoca do quão noviça em um evento de formação estudantil a competição se faz. Posto que, em termos de teatro-educação, o mais importante é o processo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LEIA, COMENTE, E DIVULGUE!