18 de jan de 2012

TERRA SEM CHUVA



PAPOÉTICO: TERRA SEM... CHUVA -– BATE PAPO - LOUCURA/LUCIDEZ

QUINTA-FEIRA – 19.01.2012, às 19 horas
Acontece no Sebo do Chiquinho. RUA DE SÃO JOÃO (ESQUINA COM RUA DOS AFOGADOS, ONDE TEM UM SEMÁFORO), 389 – A, ALTOS DO BANCO BOMSUCESSO, ENTRADA PELA RUA DE SÃO JOÃO. Tel 99345057 88245662.
Coordenação : Paulo Melo Sousa

Após a exibição do vídeo “Terra sem Chuva”, será realizado um bate papo sobre loucura e lucidez, com mediação de Marcelo Antunes (professor do Curso de Filosofia/Ufma) e Dra. May Guimarães (Pós- doutorado em educação e saúde mental. Autora de três livros na área de psicologia), e professora do IFMA




O vídeo "Terra Sem-Chuva" completa 21 anos em 2012. Está entre os vídeos maranhenses mais vistos até hoje. Somente pelo projeto "Vídeo Escola", já foi visto por mais de 4 mil pessoas. O vídeo "Terra Sem-Chuva" é dirigido pelo jornalista Jorge Macau, hoje radicado em Brasília, co-realizado pela TV Mirante, e tem como ator principal o performista Uimar Jr. interpretando um louco.

Este vídeo participou em 1991 do Festival Guarnicê de Cine-Vídeo, em São Luís do Maranhão, levando a Placa de Prata (Categoria Maranhão) - Troféu Vídeo-Escola, da Fundação Roberto Marinho. Foi premiado pela melhor trilha sonora adaptada (júri técnico) e pelo júri popular: melhor vídeo nacional e melhor vídeo maranhense. Recebeu ainda Menção Honrosa no Guarnicê, na Categoria Maranhão.

Apoiado em citações do filósofo Friedrich Nietzsche, de várias de suas obras, o vídeo aborda questões fundamentais da vida humana como a loucura e a lucidez. Neste trabalho, um louco foge do manicômio em busca da lucidez da cidade e percorrendo-a depara-se com a verdadeira locura que lhe aparece como um "sonho" que as pessoas são obrigadas a viver, no dia a dia.

Por fim, o louco acaba retornando ao manicômio, onde poderá viver sua vida em bases mais concretas e mais acertadas. Um aspecto interessante é que o vídeo mostra aspectos da dura realidade do Lixão do Jaracati, onde hoje está construído o São Luís Shopping Center, símbolo da modernidade capitalista da sociedade, além de outros pontos a cidade: Rua Grande, Hospital Psiquiátrico Nina Rodrigues, Viaduto do Palácio dos Leões; casa de D. Terezinha Jansen, de interesse histórico.

Um comentário:

LEIA, COMENTE, E DIVULGUE!