23 de mai. de 2012

Semana de Ação Mundial




Projeto Palco da Letras participa da décima edição da Semana de Ação Mundial
ImprimirE-mail

Palco das Letras
Palco das Letras alia arte e educação para pautar direitos na Semana de Ação Mundial (SAM). Com tema “Educação Infantil – Direito da criança, dever do Estado e justiça social” uma série de atividades se espalhará pelo país e no mundo para pautar o direito à educação.

 A Semana de Ação Mundial acontece de 20 a 27 de maio, é uma iniciativa da Campanha Global pela Educação que desde 2003 acontece simultaneamente em mais de 100 países.

Em São Luís, o projeto Palco das Letras, coordenado pelo Clube de Mães Mariana e realizado em articulação com a Rede Amiga da Criança e apoiado pelo Criança Esperança em 2012, também participa da mobilização. No dia 22, crianças com média de seis anos de idade atendidas pelo projeto farão a pintura em tecido com o tema "O Retrato da Minha Infância”, que comporá um painel a ser exposto durante o Seminário Estadual de Educação Infantil, que acontecerá nos dias 31 de maio e 1º de junho, no auditório da Assembleia Legislativa Maranhão.

No dia 24, será realizada a Exposição Literária e o lançamento de uma campanha de arrecadação de livros para o Espaço de Leitura “Monteiro Lobato”, fundado em 2006 e recém-reativado pelo Clube de Mães Mariana. Serão envolvidas as crianças e os adolescentes atendidos pelo projeto, mais 100 crianças que integram outras atividades desenvolvidas pela instituição e também 60 crianças e adolescentes convidados de quatro escolas do entorno.

Em 2012, a SAM acontece ao mesmo tempo em que a Semana Mundial do Brincar, da Aliança pela Infância, tendo dia 25 como marco. Nesta data, o Palco das Letras também fará brincadeiras para crianças de 2 a 6 anos, incluindo mais 189 da comunidade. Em frente à instituição, será montado um parque com escorregador, cama elástica, piscina de bolinhas e amarelinhas, corda, bambolê, elástico e dentro acontecerão brincadeiras, cantigas de roda e outras atividades sempre com o foco no brincar.

Brasil - A fim de promover uma discussão ampla sobre o tema, a Campanha Nacional pelo Direito à Educação e instituições parceiras estão organizando uma Aula Pública e um Ato Público Lúdico com o tema “Direito à educação infantil é coisa séria!”, que acontecerá em Brasília, de 22 a 24 de maio. Na ocasião, os organizadores entregarão às autoridades uma carta com as principais reivindicações para a etapa da educação infantil no Brasil.

Segundo dados do IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), apenas 18,4% das crianças brasileiras de 0 a 3 anos e 81,3% das crianças de 4 a 6 anos têm acesso à educação infantil. Porém, recortes de renda, campo, cidade e regiões do Brasil revelam o quanto essa média esconde desigualdades ainda maiores.

A Semana de Ação Mundial é uma grande pressão internacional sobre líderes e políticos para que cumpram os tratados e as leis nacionais e internacionais, com destaque para o Programa de Educação para Todos (Conferência Mundial de Educação, Dacar/Senegal, Unesco, 2000), e os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ONU, 2000), no sentido de garantir educação pública de qualidade para todas e todos.

Mais sobre o projeto - O Palco das Letras tem como objetivo construir um pensamento crítico e criativo e desenvolvimento cidadão de crianças e adolescentes em situação de risco social através da sensibilização e vivências da literatura e do teatro. O projeto atende a cada semestre cerca de 60 crianças e adolescentes do Complexo Habitacional Cidade Operária. As atividades envolvem intervenções focadas em experiências educativas, lúdicas e culturais, tais como rodas de leituras, oficinas de elaboração textual e teatral, visita a teatros e casas de cultura, além de organização de recital de poesias, espetáculo teatral e coletivo de convivência, fortalecendo os vínculos familiares e comunitários.
Programação:
 
22/05 – Pintura coletiva com o tema "O Retrato da Minha Infância" - crianças com média de seis anos de idade atendidas pelo projeto farão a pintura em tecido com o tema "O Retrato da Minha Infância”, que comporá um painel a ser exposto durante o Seminário Estadual de Educação Infantil, que acontecerá nos dias 31 de maio e 1º de junho, no auditório da Assembleia Legislativa Maranhão.

24/05 - Exposição de Leitura e lançamento da Campanha de arrecadação de livros - Serão envolvidas as crianças e os adolescentes atendidos pelo projeto, mais 100 crianças que integram outras atividades desenvolvidas pela instituição e também 60 crianças e adolescentes convidados de quatro escolas do entorno.

25/05 – Dia Mundial do Brincar - Em frente à instituição, será montado um parque com escorregador, cama elástica, piscina de bolinhas e amarelinhas, corda, bambolê, elástico e dentro acontecerão brincadeiras, cantigas de roda e outras atividades sempre com o foco no brincar.

Assessoria de Comunicação
Dicy Rocha (55 -98) 3222-8468 / 8136-0336
comunicaçã o@redeamigadacrianca.org.br
 Fonte: http://redeamigadacrianca.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=321%3Apalco-das-letras-na-semana-de-acao-mundial&catid=35%3Anoticia-principal&Itemid=11






Nenhum comentário:

Postar um comentário

LEIA, COMENTE, E DIVULGUE!