Hervé Kempf é um jornalista francês com vasta experiência da cobertura de meio ambiente e sustentabilidade. No livro “Para Salvar o Planeta Liberte-se do Capitalismo”, lançado no Brasil pela editora Saberes, o autor mostra como o sistema capitalista é contrário ao que deve-se buscar para uma maior sustentabilidade no planeta.
Para Hervé, o pensamento é muito simples: é a partir do capitalismo que se gera a diferença social e a exploração excessiva de recursos naturais. Esse diagnóstico seria suficiente para mostrar que esse modelo econômico não é mais viável e que uma mudança é necessária para buscar um novo modelo.
Na parte inicial do livro, o jornalista mostra como diversas características do capitalismo são prejudiciais para o meio ambiente e para a sustentabilidade. Em seguida, passa a abordar como uma economia mais cooperativa e consciente poderia mudar aos poucos a sociedade. Sem se preocupar tanto com o lucro e pensando sempre no bem-estar, individual e coletivo, Hervé procura mostrar que, mesmo que difícil, há uma maneira de alterar a maneira com que o mundo funciona hoje e buscar um futuro diferente.