6 de fev. de 2013

Dicas para hidratar o corpo e aguentar a folia



Carnaval 2013: dicas para hidratar o corpo e aguentar a folia





saude  carnaval frutas Carnaval 2013: dicas para hidratar o corpo e aguentar a foliaO Carnaval está chegando e, para ter fôlego e energia para aguentar a folia, é preciso cuidado especial com a hidratação do corpo, principalmente neste período de calor intenso. A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) preparou uma série de dicas para você curtir com segurança os dias de brincadeira.
O ideal, além de beber água, é consumir frutas, verduras e legumes frescos, principalmente aqueles que possuem mais água naturalmente. Pelo menos, 1,5 litro de água por dia e outros 500 ml na forma de suco de frutas frescas ou de água de coco. Este é um isotônico natural, que ajuda a repor a perda de líquido e sais minerais que saem junto com o suor.

Para quem curte seguir atrás do trio elétrico, pulando e dançando, um alerta especial. É importante manter a hidratação do corpo durante a prática de qualquer exercício físico. Leve sempre consigo uma garrafinha de 500 ml de água, limonada ou bebida isotônica e tome um pouco a cada 15 minutos.

A preocupação com a hidratação deve ser diária e os cuidados com as crianças e idosos têm de ser maior, sempre oferecendo líquidos. Portanto, se você vai levar os pequenos para brincar o Carnaval nas “matinês” dos clubes, ou mesmo à praia, ofereça água. Nem sempre elas se lembram de pedir.

Não há dúvida, até mesmo os adultos se distraem com a hidratação. Tem gente que espera ter sede para tomar água. Mas é bom lembrar: a sede já é um sinal de que o corpo está precisando de água há muito tempo. Portanto, não se descuide e evite que a desidratação acabe com a brincadeira.

Outra dica é dar preferência, nas refeições, a legumes, frutas e verduras que possuem mais água naturalmente. Entre eles: chuchu, repolho, rabanete, pepino, alface, nabo, tomate, melancia, melão, abacaxi, maçã, pêra, cenoura e goiaba.

Para enfrentar o Carnaval, o melhor também é investir em comidas leves. É preciso evitar, nesse período, comidas gordurosas e massas, porque dificultam a digestão e isso pode ocasionar mal-estar, aquela sensação de peso no estômago. Dê preferência às saladas cruas e frutas naturais.

Nas sobremesas, a dica é substituir doces e sorvetes por frutas frescas e picolé de frutas.

Também devem ser evitados sucos industrializados e polpa congelada. É que os sucos de caixinha possuem mais sódio, conservante e corante que fazem mal à saúde, já as polpas industrializadas perdem teor de vitaminas e minerais. Os refrigerantes também devem ser evitados em qualquer versão, diet (por causa do sódio, que causa sensação de inchaço) ou normal (contém açúcar).

Para quem vai curtir o Carnaval na praia, vale destacar que a estação mais quente do ano pede roupas leves e uso constante de protetor solar adequado ao rosto e corpo. Com o sol, não dá para brincar. O ideal é o uso do protetor solar fator 60 contra raios ultravioleta, para evitar queimaduras. Por último, a Secretaria de Estado da Saúde reforça que a preocupação com a hidratação do corpo deve ser feita durante o ano todo, não só durante o verão e o Carnaval.

Lembre-se: o ideal é consumir diariamente de oito a 10 copos de 200 ml de água. Mas é claro que, no verão e na agitação do Carnaval, os cuidados devem ser redobrados já que as pessoas perdem líquido mais rapidamente, através do suor. Seguindo essas dicas, você estará hidratado e poderá, com certeza, curtir melhor o seu Carnaval.

Receita de sucos refrescantes
De melancia
01 fatia média de melancia
01 rodela média de abacaxi maduro
Cinco folhas frescas de hortelã
Quatro cubos de gelo
Bata tudo no liquidificador. Coe e sirva na hora.
É uma receita de baixa caloria e nem precisa acrescentar açúcar. O doce das frutas já adoça o suficiente.
Suco refrescante tropical
01 manga madura média
03 laranjas maduras médias
04 folhas de hortelã frescas
06 cubos de gelo
Bata tudo no liquidificador, coe e sirva.







Um comentário:

LEIA, COMENTE, E DIVULGUE!