18 de fev. de 2013

Rede de Jovens Comunicadores ganha prêmio internacional





Apoiada pelo UNICEF, Rede Nacional de Adolescentes e Jovens Comunicadores ganha prêmio internacional


A Rede de Adolescentes e Jovens Comunicadores (Renajoc), que tem o apoio do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), foi uma das vencedoras da edição 2012 do Prêmio Internacional da Fundação Alexander Bodini, de San Marino. O anúncio foi feito em Nova York, nos Estados Unidos, na segunda-feira (4), pela Representante Permanente da República de San Marino na ONU, Daniele Bodini. Cada organização receberá 30 mil dólares. 
“O reconhecimento internacional da Renajoc ajuda a chamar a atenção para a importância da participação de adolescentes na democratização dos meios de comunicação”, avalia o Coordenador do Programa Cidadania dos Adolescentes do UNICEF no Brasil, Mário Volpi.
O prêmio foi criado em 2006 para apoiar iniciativas lideradas por adolescentes e jovens que promovem o debate e a realização dos seus direitos, além de contribuírem para a participação significativa de crianças, adolescentes e jovens em temas que afetam o seu bem-estar.



Renajoc - A Rede Nacional de Adolescentes e Jovens Comunicadores (Renajoc) foi criada em abril de 2008 no I Encontro de Adolescentes e Jovens Comunicadores, que antecedeu a 1ª Conferência Nacional de Políticas Públicas de Juventude. O encontro foi promovido pela ONG Viração Educomunicação, com o apoio do UNICEF. A Rede começou contribuindo com a Cobertura Jovem que ocorreu durante o evento e, na sequência, criou um Grupo de Trabalho chamado “Mobiliza Rede” para dar continuidade às ações da Rede.
Desde então, a Renajoc participa de ações que buscam unir adolescentes e jovens do Brasil para chamar a atenção para o Direito Humano à Comunicação, fazendo coberturas colaborativas de eventos relevantes para os adolescentes e jovens e integrando debates nacionais sobre adolescência, juventude e comunicação. Foi por isso que a Renajoc criou o “DIA C” – Dia Nacional da Juventude Comunicativa, comemorado em 17 de outubro juntamente com o Dia da Democratização da Comunicação.
Em 2012, a Renajoc passou a compor o Conselho Nacional de Juventude (Conjuve), no qual integra as ações relacionadas às temáticas de juventude e comunicação.


COMO FAZER PARTE

No Facebook, basta solicitar sua inclusão. Para participar dos grupos de discussão fora do Face, basta enviar um e-mail (rede-nacional-de-adolescentes-e-jovens-comunicadores@googlegroups.com) e preencher a ficha de adesão e pronto! Você passará a acompanhar a Rede.

Não há cobrança de qualquer tipo de taxa.

Você pode obter informações da Rede na Agência Jovem de Notícias (www.AgenciaJovem.org).








Nenhum comentário:

Postar um comentário

LEIA, COMENTE, E DIVULGUE!