12 de mar. de 2013

Papa Francisco?


João é o nome preferido dos Papas


O nome pontífice é aquele que cada Papa escolhe em detrimento do seu nome de batismo depois de ser eleito. Joseph Ratzinger escolheu Bento XVI à luz da tradição e simbolismo da Igreja Católica. O Papa Albino Luciani entra para a história do Pontificado ao ser o primeiro a adotar um nome duplo - João Paulo I (1978) e que teria como seu sucessor João Paulo II (Karol Wojtyla).Nos primeiros séculos da Igreja Católica, alguns Papas continuaram a utilizar o seu nome de batismo. Marcelo II foi o último a fazê-lo, em 1555.
Josehp Ratzinger escolheu ser chamado de Bento XVI em homenagem aos esforços de Bento XV em promover a paz durante a I Guerra Mundial e pelo facto de ter como referência São Bento, o padroeiro da Europa. Tornou-se o 265.º Sumo Pontífice a 19 de abril de 2005. 
Os nomes dos Papas são numerados em sequência, tal como acontece com os reis, quando o nome que elegem já foi usado antes. João, Gregório e Bento lideram a lista dos nomes preferidos. 
(Nota do blog: Uma curiosidade: Nunca houve um Papa com o nome Francisco, se, neste Conclave for eleito um religioso da Ordem dos Franciscanos, provavelmente ele escolherá esse nome. Se o novo Papa inaugurar um novo nome, como Francisco, ele será chamado apenas Papa Francisco (e não Francisco I). Também é possível que o novo Papa escolha um nome duplo, como aconteceu com João Paulo (que foi o primeiro, mas que por um pequeno equívoco da hora chamou-se João Paulo I)










Fonte:http://expresso.sapo.pt/joao-e-o-nome-preferido-dos-papas=f786969#ixzz2NM3gDI5E

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LEIA, COMENTE, E DIVULGUE!