9 de abr. de 2013

VIII Semana do Teatro: Exposição

A exposição "Quatro décadas de artes cênicas" fica em cartaz até domingo 14 de Abril das 08:00 as 22:00 (quando a VIII Semana do Teatro no Maranhão será encerrada), mas será posteriormente montada no Centro de Artes Cênicas do Maranhão-CACEM (rua de Santo Antonio, Centro) por um período de 2 meses.

Quatro décadas de artes cênicas

O ator e diretor Domingos Tourinho comemora 40 anos de teatro com uma exposição sobre a carreira em cartaz no Centro de Criatividade Odylo Costa.

Como parte da programação da Semana de Teatro no Maranhão o ator Domingos Tourinho marca seus 40 anos de carreira com a mostra Celebração, que reúne 40
banners com imagens de espetáculos e personagens que marcaram sua trajetória e o teatro local. A exposição, montada no Centro de Criatividade Odylo Costa, filho (Praia Grande) permanece em cartaz até domingo, quando será encerrada a Semana de Teatro do Maranhão.
A mostra conta, por meio de imagens, como foi construída a carreira de Domingos Tourinho, que iniciou no teatro em 1973 com o espetáculo infantil O caso dos pirilampos.
As fotos que compõem a exposição foram retiradas de seu acervo pessoal e levam as assinaturas de fotógrafos como Murilo Santos, Paulo Caruá, Edgar Rocha e Lauro Vasconcelos. A produção fotográfica é de Waldeir Limaverde. “Escolhi as imagens que retratam espetáculos e personagens que o público viu, porque é isso que garante o interesse das pessoas pela mostra”, acredita Tourinho.
Para ele, a exposição veio bem a calhar. “Este ano, a Semana de Teatro no Maranhão tem como tema Cortinas abertas para nossa memória e esta exposição é um resgate da memória do teatro feito no Maranhão por meio de espetáculos memoráveis, como foi o caso de Édipo Rei, Paixão, Segundo Nós e outras peças de destaque das quais tive a honra de integrar”, destaca Tourinho.
O ator diz que, após a Semana, deverá montar a exposição no Centro de Artes Cênicas do Maranhão (Cacem) para que mais pessoas possam ter acesso à mostra. “O trabalho do ator no Maranhão está sendo reconhecido, pois estamos conseguindo inscrever na história nossas intervenções”, opina Tourinho.
Ele destaca personagens como Édipo (de Édipo Rei), Pilatos (de Paixão, Segundo Nós ) e João Grilo (de O Auto da Compadecida) como alguns dos que marcaram sua carreira. “Destaco Édipo Rei porque o considero um marco no teatro do Maranhão, foi uma montagem ousada e ambiciosa. Além disso, esta personagem foi o meu passaporte do teatro amador para o profissional”, destaca Tourinho, lembrando que a peça ficou em cartaz de 1991 a 1997 e tinha como cenário as ruínas do Sítio do Físico.
Na mostra, o público pode ver fotos como a do ator com o escritor Josué Montello, na época da montagem da peça O baile da despedida, baseada na obra de Montello, ao lado
do coreógrafo e dramaturgo Reynaldo Faray, além de companheiros de cena como Silvana Cartágenes e outros.
Celebrações – Ainda como parte das celebrações pelas quatro décadas dedicadas ao teatro, Tourinho pretende lançar, em novembro deste ano, um livro que será uma espécie de iconografia comentada. A obra reunirá mais de 500 fotos não apenas sobre espetáculos e personagens, mas também de bastidores e curiosidades de sua carreira.
Além do livro, ele se dedica à montagem de seu segundo monólogo. O ator levará ao palco
I Juca Pirama, de Gonçalves Dias. “Há mais de 20 anos planejo fazer esse monólogo, já que se trata de um texto que eu adoro e que tive o prazer de fazer uma leitura dramática há 15 anos na Academia Maranhense de Letras ao lado de outros companheiros”, relembra Tourinho.
Nascido Domingos Elias Souza Silva em 20 de julho de 1957, atua como ator, diretor professor de Artes Cênicas, performer, carnavalesco, gestor escolar, consultor cultural, produtor e diretor de danças populares.
Tem licenciatura em Educação Artística com habilitação em Artes Cênicas pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e pós-graduação em Orientação Educacional, Supervisão e Gestão Escolar. Exerceu cargos como diretor do Grupo Teatro Experimental Anilense (TEA), presidente da Federação de Teatro Amador do Maranhão (Fetama), presidente da Companhia Oficina de Teatro (Coteatro), diretor do Teatro Arthur Azevedo. Atualmente é diretor do Cacem e professor de Arte da Rede Estadual de Ensino.
Assinou, como dramaturgo, a peça de costumes A Fome, o infantil O vale da paz, a peça sacra Os dez mandamentos e o cordel Revestréz pai d’égua. Participou dos documentários O Testamento, de Euclides Moreira Neto e José Carlos Cintra; Homo com H, de Murilo Santos; e Na Beira de Nenhuma Estrada, de Arturo Sousa.
Como ator, atuou em O Mártir do Calvário (1974), MaroquinhasFru-Fru (1974), Estatutos do Homem (1980), Chico Rei (1982), O Filho do Homem (1984), O Castigo do Santo (1985), O Cavaleiro do Destino (1991 e 1999), Auto Maranhão de Natal (2001 a 2009), Paixão, Segundo Nós (1994 e 2009), Viva El-Rei Dom Sebastião (1999 a 2001), Saraminda (2005), Sermão de Santo Antonio aos Peixes (2008), entre outros. Atuou no filme O Dono do Mar (2007), com direção de Odorico Mendes, e na novela Da Cor do Pecado (2004), exibida pela Rede Globo.
Serviço

• O quê: Exposição Celebração, sobre os 40 anos de carreira de Domingos Tourinho
• Quando: Até domingo, das 8h às 22h
• Onde: Centro de Criatividade Odylo Costa, filho (Praia Grande)

Fonte: http://imirante.globo.com/oestadoma/noticias/2013/04/09/pagina244086.asp

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LEIA, COMENTE, E DIVULGUE!