3 de mai. de 2013


Workshop Dramaturgia da Imagem 

SÃO LUIS – O Workshop “Dramaturgia da Imagem” - exercícios em busca de uma dramaturgia da imagem, criado pela professora da Universidade de São Paulo (USP), Ana Maria Amaral, agora é trazido a São Luís pela primeira vez pelo grupo Casemiro Côco - projeto de extensão que funciona desde 2006 e é vinculado ao Departamento de Artes da Universidade Federal do Maranhão - com o propósito de investigar e trabalhar aprofundamento com teatro de animação e o teatro de formas animadas, além de expandir o contato entre os grupos e cursos da UFMA com esta arte. O evento irá acontecer dia 11 de maio, no salão versátil do Teatro Arthur Azevedo, das 9h às 13h. As inscrições   poderão ser feitas na sala “Casemiro Côco”, bloco 06 – 2º andar no Centro de Ciências Humanas, Cidade Universitária. 
A intenção do grupo Casemiro Côco não é apenas levantar todos os processos de confecção e utilização de máscaras regionais populares no Maranhão, mas também toda a informação possível de como tratar o ator bonequeiro, o ator animador, o próprio ator e o professor de teatro, além de verificar como esses profissionais podem ser beneficiados com estudos desta natureza. Por conta deste objetivo, o grupo trouxe a professora Ana Maria, uma das importantes bonequeiras e administradora de grupos de teatro de animação e diretora de arte deste tipo de espetáculo, que ministra este workshop a partir de um projeto que desenvolve por meio da Fundação Nacional de Arte (Funarte) e que resultou no espetáculo “Da Ideia à Matéria – exercícios em busca de uma dramaturgia da imagem”, em que ela vai desenvolver tópicos que visam ao trabalho e ao exercício desta dramaturgia.
Sendo também um projeto de extensão da Universidade, o grupo busca, com a realização do workshop, estimular alunos de teatro a trabalhar o conceito de uma possível dramaturgia da imagem no Maranhão. Neste contexto, o boneco surge como um objeto concreto, que ganha animação, segue um roteiro dramatúrgico de ficção entre a sonoridade a visualização, a sombra e não sombra e a imagem projetada, de acordo com informações concedidas pelo grupo. Segundo o professor Tácito Borralho, com ações como o workshop, o curso de licenciatura em teatro visa “realizar uma interação de pesquisa e releitura inclusive da nossa produção artístico cultural, que nesta área é muito importante”, como definiu. 
Saiba +
Casemiro Côco é um teatro de boneco de luva, tal como o mamulengo de nordeste, muito popular nos anos 70 assim como o bumba meu boi, o fofão, e as máscaras de carnaval. Mais informações sobre as inscrições com os professores Tácito Borralho, de número 99736702, e Raimundo Reis, pelo contato 96151009.

Um comentário:

LEIA, COMENTE, E DIVULGUE!