5 de ago. de 2013

23º CONFAEB: inscrições até dia 09/08

23º CONFAEB
Envio das propostas de comunicações e oficinas: Até 09 de AGOSTO de 2013
Inscrições dos ouvintes: Até 31 de agosto de 2013
23º CONFAEB: ARTE/EDUCAÇÃO NO PÓS-MUNDO
O Congresso Nacional da Federação de Arte/Educadores do Brasil-CONFAEB, realizado anualmente desde 1988, terá sua 23ª edição em Porto de Galinhas, Pernambuco de 03 a 06 de Novembro de 2013.
Eixos temáticos:
1. Mediação Cultural: Pontes no Pós-Mundo;
2. Poéticas em Práticas Pedagógicas;
3. Histórias da Arte/Educação no Mundo e no Pós-Mundo;
4. Espaços da/na Inclusão;
5. Políticas Educacionais: Rumos;
6. Profissionais do/no Pós-Mundo: Formação Inicial e Continuada.
Mais informação em:  http://faeb.com.br

O 23º CONFAEB acontecerá em Pernambuco, cujo tema será Arte-Educação no Pós-MundoEsse pretende evidenciar os caminhos da Arte/educação nas pós… em uma sociedade que acredita, discute e divulga o fim do mundo, fim dos tempos… Seria o fim de uma era? Quais as mudanças conceituais da arte/educação, artísticas e educacionais nos lugares de produção, difusão e acesso à cultura? Com as crises econômicas, políticas e dos pensamentos mundiais; com uma data apocalíptica – 21/11/12, que repercutiu e fez o mundo refletir sobre essa questão. Que fim de mundo é esse?  Para Maffesoli:

Há uma crise interna, no imaginário das pessoas, a crise dos países não é simplesmente econômica ou financeira. Ele diz ainda que há uma ¨mudança climática espiritual¨. É preciso compreender as mudanças paradigmáticas e precisamos interagir com essas mudanças, se não conseguimos, entramos em conflito, o mundo deixa de ser mundo para as pessoas e chega ao fim. Ele diz que ¨a cada três ou quatro séculos, a humanidade passa por mutações de base, por mudanças de valores, na maneira de viver junto, de se organizar em sociedade. São mudanças que não aparecem visivelmente, pois elas operam dentro do íntimo, do cotidiano das pessoas. Os valores e a visão de mundo de cada época constroem o imaginário coletivo, que alimenta e é alimentado pela cultura de cada civilização. Mudar de paradigma significa mudança de modelo de vida, da construção do pensamento. Vivemos esse movimento na pós-modernidade: a crise é quando não se tem mais consciência e confiança sobre quem somos¨ (Conferência Internacional: Mudanças de valores na sociedade Pós-Moderna, por Michel Maffesoli, no dia 14/11/2012, publicado no site da Editora Palas Athena).
Considerando um pós-pensamento: que Arte/Educação queremos? Qual o papel do(a) arte/educador(a)? A arte que não tem limites e nem barreiras, como devemos criar os limites teóricos e didáticos para a arte/educação? Eles existem, precisam ou não existir? Que valores regem a Arte/Educação atualmente? Por que os políticos e gestores insistem em não cumprir as leis que obrigam o ensino das Artes Visuais, da Dança, da Música e do Teatro em todo o território nacional? Até quando essas linguagens serão ministradas por professores sem formação na área específica do conhecimento em que atuam? Quem são os nossos educandos? São questionamentos que devemos nos fazer durante o 23º CONFAEB, acreditando que a Arte/Educação deve estar em todos os campos da sociedade: em todos os níveis da educação escolar, ONGs, espaços museais, instituições que abrigam idosos, doentes, homens, mulheres, hetero, homo, trans, cross, bissexuais, em todos os espaços sem distinção, instigando uma política afirmativa para o arte/educar, respeitando a Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional.
Com o desejo de realizar um congresso prazeroso, no qual as ideias fluam com fertilidade e onde todos estejam sempre em congraçamento, esperamos a contribuição de profissionais das diferentes linguagens, que sempre estiveram na história da FAEB e do CONFAEB, convidamos vocês a participarem, cada um na sua área de conhecimento, para que esse seja um congresso em que todos os arte/educadores do Brasil, das artes visuais, da dança, da música e do teatro, contribuam.
Gravem em suas agendas: O 23º CONFAEB acontecerá no período entre 03 e 06 de novembro de 2013!
DIRETORIA 2013-2015:
Presidente: Profª. Drª. Maria das Vitórias Negreiros do Amaral / UFPE
Vice Presidente: Profª. Drª. Ana Luisa Ruschel Nunes / UEPG
Diretoria de Relações Institucionais: Profª. Drª. Renata Wilner / UFPE
Diretoria de Articulação Política: Profª. Maria Célia Fernandes Rosa / FAEB
Diretoria Financeira: Profª. Msª. Fabiana Souto Lima Vidal / CAp-UFPE
Diretoria de Relações Internacionais: Prof. Dr. Fábio José Rodrigues da Costa / URCA



Um comentário:

LEIA, COMENTE, E DIVULGUE!