8 de ago. de 2013

Foi em 08/08/1864 que foi criada a Cruz Vermelha

Comitê Internacional da Cruz Vermelha
É o órgão fundador do movimento, tendo sido fundado graças ao trabalho de Henry Dunant, em colaboração com outros cidadãos de Genebra, em 1863. Dunant havia testemunhado em 1859 a batalha de Solferino, tendo organizado esforços de assistência para os cerca de 40 mil soldados feridos no campo de batalha, e chegara à conclusão de que um órgão de assistência a soldados feridos era necessário, bem como a proteção dos membros deste órgão contra violência armada.
Os extensivos trabalhos do Comitê durante ambas as guerras mundiais fizeram com que a organização fosse premiada com o Prêmio Nobel da Paz duas vezes, em 1917 e 1944, uma em cada guerra, tendo estes prêmios os únicos instituídos nos anos das respectivas guerras.2 O Comitê também foi premiado com o Prêmio Nobel da Paz no seu centenário, em 1963.2 O principal fundador do Comitê, Dunant, foi premiado com o primeiro Prêmio Nobel, em 1901.
Organização - O Movimento Internacional da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho emprega cerca de 97 milhões de pessoas,.1 a grande maioria dos quais são voluntários, empregando cerca de 12 mil trabalhadores em tempo integral. A Conferência Internacional de 1965 em Viena adotou sete princípios básicos que devem ser divididos por todas as partes do Movimento, tendo sido adicionados à lista de estatutos oficiais do Movimento em 1986:
  • Humanidade
  • Imparcialidade
  • Neutralidade
  • Independência
  • Voluntariado
  • Unidade
  • Universalidade

Cruz Vermelha 

[editar]

Bandeira da Cruz Vermelha
Bandeira da Suíça
Em 1863, Louis Appia propõe que todo o pessoal voluntário trabalhando nos campos militares traga braçadeiras brancas para serem facilmente distinguido. O General Guillaume-Henri Dufour - como ele, um dos co-fundadores do CICR no chamado Comité dos Cinco - completa mais tarde a ideia juntando-lhe uma cruz vermelha, uma cruz vermelha sobre fundo branco (à esquerda), o inverso da bandeira suíça (à direita) que o General havia desenhado e que foi aprovado nesse mesmo ano como emblema da Cruz Vermelha .7
A bandeira não deve ser confundida com a Cruz de São Jorge, que é a bandeira da InglaterraBarcelonaFreiburgo e vários outros lugares. Para evitar esta confusão, o símbolo da Cruz Vermelha é por vezes chamado de "Cruz Vermelha Grega", termo que é utilizado comumente na lei americana para descrever a Cruz Vermelha. A cruz vermelha de São Jorge estende-se até as bordas da bandeira, enquanto que a cruz vermelha da bandeira da Cruz Vermelha não.
A bandeira da Cruz Vermelha também não deve ser confundida com a bandeira da Suíça, que possui cores invertidas. Em 1906, para dar fim aos argumentos da Turquia que a bandeira da Cruz Vermelha era baseado nas suas raízes cristãs, o movimento decidiu oficialmente promover a ideia que a bandeira da Cruz Vermelha foi formado através da reversão das cores da bandeira da Suíça, embora não existem evidências claras desta origem.8 O que é de fato, declarado em documentos da época, é que Henri Dunant queria homenagear uma ordem de Franciscanos de São Camilo. Eram padres que usavam a batina parda, com a cruz vermelha nas costas. Estes padres seguiam os militares nas batalhas para prestar socorro espiritual aos mesmos. Fonte:http://pt.wikipedia.org/wiki/Cruz_Vermelha

Um comentário:

LEIA, COMENTE, E DIVULGUE!