25 de fev. de 2014

Frei Antonio Sinibaldi

Acontece hoje, 25 de fevereiro de 2014, a missa de entrega oficial ao Arcebisto de São Luís, Dom José Belisário, do processo de beatificação de Frei Antonio Sinibaldi, que poderá ser declarado o primeiro Beato em terras maranhenses
Local: Igreja de São Francisco (Bairro São Francisco)
Horas: 19h

Frei Antonio Sinibaldi pode ser o primeiro beato em terras maranhenses se ocorrer o testemunho de um milagre. Frei Antonio sacrificou sua vida para salvar 17 jovens em um naufrágio na Ilha do Meio, conhecida atualmente como Ilha do Medo, no dia 7 de setembro de 1987; criou o projeto social “Ninho” para resgatar a dignidade e auto-estima de prostitutas e os filhos; e ainda ajudou na evangelização de meninos em situação de risco. 
 
O Frei era missionário da Ordem Franciscana Conventual da Itália e veio para São Luís com o propósito de ajudar comunidades carentes, tornando-se o primeiro pároco da Paróquia São Francisco de Assis.

O que é beatificação?
Beatificação é o ato de atribuir o estatuto de Beato a alguém. No catolicismo, é o reconhecimento feito pela Igreja de que a pessoa a quem é atribuída se encontra no Paraíso, em estado de beatitude, e pode interceder por aqueles que lhe recorrem em oração. Para outras correntes cristãs não existe uma distinção entre beatificação e canonização.
 
Estas diferem sobretudo no seguinte: a primeira implica uma permissão local para a veneração enquanto a segunda se estende muito para além disso, tratando-se de um preceito universal. 
 
Ao invés da canonização, muitos teólogos não consideram a declaração de beatitude como uma declaração infalível da Igreja. É considerada um passo no sentido da canonização (ser declarado santo). O Papa João Paulo II alterou vincadamente a prática do Vaticano no que respeita à beatificação.
 
Como ocorre o processo de beatificação?
Atualmente as Dioceses têm autoridade para abrir um processo de beatificação. A causa de beatificação possui um bispo postulador, que atua como uma espécie de advogado, que investiga a vida do candidato para verificar seu testemunho de santidade. 
 
Uma vez iniciado o processo, o candidato recebe o título de Servo de Deus. Na fase inicial, investiga-se as virtudes ou o martírio. Neste último caso, investiga-se as circunstâncias da morte em detalhes. Concluído o processo com parecer positivo, a pessoa é declarada Venerável.
 
Para tornar-se beato, é necessária a comprovação de um milagre por sua interseção. Esta condição é dispensada em caso de martírio. Uma vez atingida a condição de beato, procede-se o processo de canonização.
Fonte: http://www.agorasantaines.com.br/noticias/geral/missionario-franciscano-pode-se-tornar-o-primeiro-beato-em-terras-maranhenses/5179

Um comentário:

LEIA, COMENTE, E DIVULGUE!