3 de jul. de 2014

UFMA abre inscrições para seis cursos gratuitos de cinema

37º Festival Guarnicê abre inscrições para seis cursos gratuitos de cinema
Os cursos são de Roteiro, Montagem, Figurino, Contrarregragem, Curadoria e Montagem: Festivais, Mostras Temáticas e Restrospectivas e Cinema, Quadrinho e Literatura: Singularidades e Intersecções.

Os cursos de Roteiro e Montagem estão com inscrições abertas até 13 de julho e o resultado da seleção será divulgado no dia 17 deste mês. Esses dois cursos serão ministrados das 8h às 12h e das 14h às 18h. 

Já as inscrições para os Cursos de Figurino, Contrarregragem, Curadoria e Montagem: Festivais, Mostras Temáticas e Restrospectivas e o curso de Cinema, Quadrinho e Literatura: Singularidades e Intersecções podem ser feitas até 16 de julho e serão realizados das 8h às 12h.

Para se inscrever gratuitamente os interessados deverão acessar o site: www.cultura.ufma.br/37guarnicedecinema. Todos os cursos terão 25 alunos e serão realizados no Centro Pedagógico Paulo Freire, na cidade Universitária. 
            
A UFMA, em parceria com a Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), de Recife/PE e a Escola Pública de Audiovisual Vila da Artes, de Fortaleza/CE, instituições conceituadas nacionalmente, oferece à comunidade os cursos, que são ótimas oportunidades aos maranhenses que querem trabalhar com cinema e e TV. Dos seis cursos, dois terão carga horária de 40 horas e quatro de 20 horas, pensando no público iniciante, mas incluindo os que já têm alguma experiência em cinema.

SAIBA MAIS SOBRE OS CURSOS GRATUITOS DE CINEMA

ROTEIRO (FUNDAJ): O Curso de Roteiro, ministrado por Rodrigo de Oliveira, com 40 horas-aula pretende oferecer ao aluno uma perspectiva geral da função do roteirista no processo de realização de uma obra audiovisual, bem como apresentar-lhe noções introdutórias relacionadas ao processo de criação e estruturação do roteiro de ficção. A abordagem do tema é ao mesmo tempo teórica e prática, tocando em diversas questões enfrentadas por roteiristas diante de uma obra de ficção, seja ela adaptada ou original.

MONTAGEM (FUNDAJ): O Curso de Montagem, ministrado por Virgínia Flores, com 40 horas-aula tem como objetivo apresentar os conceitos de edição e montagem em cinema, TV, novas tecnologias; abordar a temática narrativa, ênfase, ritmo e fluência; discutir sobre elementos e processos da montagem, funcionamento dos softwares de montagem; abordando também a construção do ritmo, o manejo do tempo e a produção de sentidos na obra audiovisual.
 
FIGURINO (Vila das Artes): A oficina abordará a elaboração de figurinos para cinema e artes cênicas. Durante a oficina iremos compartilhar um acervo de textos, filmes e apresentações que compreendem a elaboração de vestuários de diversos estilos. Empregaremos métodos de leitura de roteiro e planos de filmagem, análise técnica, acompanhamento de set e organização de camarim, dentre outros aspectos práticos, bem como técnicas de envelhecimento, tingimento e costura. Themis Memória é graduada em Design de Moda pela Universidade Federal do Ceará, trabalha com direção de arte para obras audiovisuais e artes cênicas, realiza projetos de artes visuais, performance e dirige o espaço cultural Salão das Ilusões (www.salondelasilusiones.com), aprovado em 2012 pelo Edital de Fomento a Iniciativas Empreendedoras e Inovadoras pelo Ministério da Cultura do Brasil.

CURADORIA E MONTAGEM: FESTIVAIS, MOSTRAS TEMÁTICAS, RETROSPECTIVAS (Vila das Artes):  Esta disciplina engloba itens logísticos e conceituais do funcionamento de uma mostra/cineclube. Programa das aulas: 
Aula 1) Pessoas envolvidas e etapas de realização de uma mostra e de um cineclube; 
Aula 2) Visualização de catálogos de diferentes mostras e festivais, com atenção voltada à apresentação das propostas de programas curatorias e filmes. Propor aos alunos que elaborem sugestão de mostra e/ou cineclube. De baixo custo, estilo fanzine; 
Aula 3) Discussão das propostas apresentadas. Apontamentos do professor, mais exemplos e aprimoramento das propostas. Avaliação das propostas. 

Carolinne Vieira é graduada em Letras pela Universidade Federal do Ceará (2005) e graduanda em Ciências Sociais pela Universidade Estadual do Ceará. Atualmente é oficineira e monitora da ação Cine Mais Cultura (MinC – Governo Federal) e diretora adjunta de Acervo e Difusão do Conselho Nacional de Cineclubes Brasileiros. Tem experiência em produção na área das Artes Visuais, em especial no audiovisual, com ênfase em curadorias de mostras de cinema, produção audiovisual e cineclubismo (formação de platéia em cinema).

CINEMA, QUADRINHO, LITERATURA: SINGULARIDADES E INTERSECÇÕES (Vila das Artes)
Pedro José Arruda Brandão é formado em Publicidade e Propaganda pela Universidade Federal do Ceará (UFC) com estudos centrados na linguagem das histórias em quadrinhos. Professor de roteiro na Oficina de Quadrinhos da UFC, realiza trabalhos junto a coletivos e ministra aulas de escrita criativa e roteiro para diferentes mídias em vários espaços culturais da cidade de Fortaleza. Vencedor regional de duas edições da Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação (Expocom) e vencedor nacional da competição na categoria Fotonovela. Também trabalha na área de webwriting e mídias sociais.

CONTRARREGRAGEM: A oficina de Contrarregragem tem o intuito de promover o aprendizado dessa importante área da produção cinematográfica, qualificar e estimular talentos e desenvolver o empreendedorismo aos alunos interessados. Durante a oficina o aluno vai adquirir conhecimentos específicos que o habilitará para uma futura profissionalização No departamento de Arte de produções cinematográficas, televisão, teatro, eventos, linha de shows.   Como produtor, produtor de objetos, assistente de cenografia e ou contrarregra de cinema, televisão, teatro, holding. Este oficina de contrarregragem percorrerá todo o processo da Direção de Arte, desde a criação e desenvolvimento de um projeto até as filmagens e desprodução de um filme. Contrarregragem em televisão e teatro,incluirá exposições sobre a história da produção audiovisual brasileira e a atualidade do mercado. 
Delanir Cerqueira, 38 anos de profissão, tem 60 longas metragens como técnico da Indústria Cinematográfica e do Audiovisual.  Trabalhou em vários filmes de temática negra: A Deusa Negra, de Olá Balogum (1978) Chico Rei, de Walter Lima Jr. (1979) Quilombo, de Cacá Diegues (1983) Massacre de Batepá de Orlando Fortunato – STP- Angola (2009).   Na retomada do cinema nacional participação em Carlota Joaquina, de Carla Camuratti, O Quatrilho, de Fabio Barreto, Mauá, o Imperador e o Rei, de Sergio Resende e Tiradentes, de Oswaldo Caldeira. É autor do livro técnico “Manual do Contrarregra.” 2009. Blog: www.blogdodelanir.blogspot.com.br
DAC/UFMA: 3231 2887 e 3232 33901
Para saber mais, acesse: www.cultura.ufma.br/37guarnicedecinema

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LEIA, COMENTE, E DIVULGUE!