4 de fev. de 2015

Missa de 1 ano do querido Chico Coimbra



Carnaval sem Chico
Lio Ribeiro – Jornalista
lioribeiro@gmail.com


Mais um carnaval. Mas, desta vez, completando o primeiro ano sem a alegria, irreverência e o talento do querido Chico Coimbra.

Difícil de aceitar, mas, é real. Não, não vou chorar, vou dar risadas, pois como bem o sabemos, a alegria era uma de suas maiores marcas e o carnaval uma de suas maiores passarelas, portanto, riremos juntos, nesta bendita conexão entre céu e terra, da passarela temporária (a luta por uma definitiva, continua, Chico).

Vamos rir e nos divertir com escolas, blocos, tribos, turmas, cortejos, afros e tambores...
Rir porque o carnaval é o maior riso da humanidade, é onde ela ri de si mesma, de suas mazelas, querelas, paixões e futebol... Rir porque é no carnaval que os reis, príncipes e nobres temporários, repetem os mesmos erros dos tais senhores do poder no cotidiano.

É, Chico, mais um carnaval... mas, sem você. Então, não poderei repetir falas, emoções, debates e reflexões, como tantas vezes o fizemos, juntos, em rádio, tv, jornais, sites e revistas. Boas lembranças, bons debates... E juntos fizemos muitas, muitas visitas a barracões, bailes chics e do povão, sim, porque, mais uma de suas marcas pessoais, a simplicidade lhe abriu portas da alta sociedade e do povo, e, nos dois segmentos, com respeito, dignidade, bom humor, e talento.

Sim, sabemos, esse um seu "Conceito" fundamental. Justo por isso, a sua tão prestigiada coluna social nos últimos anos, foi assim batizada Conceito. E tamanho era o sucesso que, aos domingos, ela se transformava em um exuberante caderno.

E neste carnaval as lembranças de nossa trajetória no jornalismo, colunismo, teatros e galerias, uma trajetória cultural que percorremos juntos, aqui e alhures; tantas, tantas vezes me enchem de alegria, confirmam nossas certezas; igualmente tantas vezes compartilhadas e discutidas em intermináveis conversas, reflexões. Nelas, uma única grande preocupação: A identidade Maranhense; sua cultura, suas gentes...

Querido Chico Coimbra, vivemos estes dias carnaval, desta vez já completando um ano de sua sentida ausência, sem o seu brilho, mas, mais que nunca com nossas velhas certezas: Nossa gente é nosso maior patrimônio e por ela, por sua cultura tão particularmente criativa, continuamos na luta, você daí, eu por aqui! Doces e gostosas saudades!!!


(São Luís, ilha-Capital, em 07/02/15)

Um comentário:

LEIA, COMENTE, E DIVULGUE!