13 de jun. de 2009

Poderosa Vinagreira




Poderosa Vinagreira... Símbolo da nossa cultua popular, na culinária, a vinagreira, vegetal típico da flora do Maranhão, presente em pratos regionais, como o arroz de cuxá, traz mais benefícios que o gosto e a beleza às receitas. A Hibiscus sabdariffa, encontrada em 26 municípios do cerrado maranhense, está entre as maiores fontes de ferro do reino vegetal, segundo pesquisa realizada na Ufma.
O grupo de estudo, composto por três estudantes do curso de Nutrição e coordenado pelo professor Dr. Victor Elias Mouchrek Filho, investigou potenciais nutricionais de produtos tipicamente maranhenses, entre os quais a vinagreira. Érica Mendonça Pinheiro, hoje graduada em Nutrição, coletou e analisou amostras do arbusto em três feiras livres da cidade de São Luís, a da Praia Grande, a do João Paulo e a do Mercado Central, todas em triplicata.
Os resultados da pesquisa mostraram uma taxa de ferro que chega a 8,7%, número acima da média dos vegetais. O consumo de 100g da folha representa a ingestão de 57,14% das necessidades diárias do mineral, mostrando seu grande potencial nutricional. Ela tem sido utilizada como tempero, licor, geléia, xarope e em chás quentes e frios.
Além do ferro, a vinagreira se mostra uma boa fonte de fibras, com baixo valor calórico, chegando a 62,7 kcal, sendo elemento importante em dietas de perda de peso e colaborando para o bom trânsito intestinal. Para a pesquisadora, os dados representam a importância da planta na alimentação humana. “A folha de vinagreira, se incorporada na alimentação humana, pode contribuir de forma benéfica e muito significativa na nutrição”, encerra Érica. (www. ufma.br)

2 comentários:

  1. osmélia nunes brandão19 de março de 2010 às 08:30

    Adorei saber dos benefícios nutritivos da vinagreira, pois gosto muito de cuxá.

    ResponderExcluir

LEIA, COMENTE, E DIVULGUE!