16 de set. de 2009


BOA NOTÍCIA!!
Observatório da Infância... Lançamento o Observatório da Infância-MA. A ação está sendo considerada pioneira no país, por trazer o primeiro portal estadual exclusivo no combate a violência sexual contra crianças e adolescentes. O portal irá permitir o acompanhamento de toda atuação do Estado no combate à prática deste crime, além de fornecer orientação às famílias para identificação e prevenção da violência sexual. O portal é uma iniciativa pioneira no Brasil. O OBIN-MA é uma iniciativa da ong Instituto de Desenvolvimento Humano e de Proteção Ambiental(IDHPA). O projeto foi aprovado pelo Conselho Municipal da Criança e do Adolescente(CMDCA) com financiamento pela Oi Futuro.
O lançamento a partir das 14:30h, no Conselho Municipal da Criança e do Adolescente durante reunião do Grupo de Trabalho de Monitoramento do Plano Municipal de Enfrentamento da Violência Sexual Infantil. O CMDCA fica localizado na Rua da Alegria.

Além do portal, o OBIN-MA irá atuar na prevenção em campo. Uma equipe formada por assistentes sociais e pedagogos vai às ruas levando orientação às famílias, inicialmente, nos bairros: Camboa, Liberdade, Fé em Deus, Irmãos Coragem e Floresta. O grupo irá realizar visitas de casa em casa e oficinas para prevenção do crime em associações comunitárias e nas escolas. As vistas já foram iniciadas no bairro da Fé em Deus.

A meta é mapear todo bairro, com orientações e informações de caráter preventivo. O OBIN irá atuar também no eixo da educação preventiva, com a produção de cartilhas de orientação e revista com informações sobre o tema.


Por meio do OBIN, o Maranhão passa a dispor de forma pioneira de um portal na internet exclusivo sobre o tema, reunindo de forma ágil e on-line informação atualizada diariamente e orientação para prevenção ou identificação do crime e sobre a rede de atendimento às vítimas. Além disso, o portal vem contribuir com a execução do Plano de Enfrentamento da Violência permitindo o acompanhamento on line da atuação do Maranhão no combate a este tipo de crime.
A meta é também dar visibilidade as ações do Sistema de Enfrentamento da Violência tornar o Maranhão, referência na atuação e monitoramento da ações de combate aos maus tratos e violência sexual contra crianças e adolescentes e contra a impunidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LEIA, COMENTE, E DIVULGUE!