21 de mar. de 2012

Gerô




PAPOÉTICO – LEMBRANDO GERÔ NO DIA ESTADUAL DE COMBATE À TORTURA (5 ANOS DE SAUDADES)

O Dia Estadual de Combate à Tortura foi instituído depois do assassinato do artista maranhense GERÔ, poeta popular, cordelista e repentista.

Gerô gravou quatro CDs e diversos jingles de campanhas políticas e eleitorais. GERÔ foi assassinado por PM's no dia 22 de março de 2007. Será exibido um filme abordando o tema da tortura, seguido de debate, com Cinthia Urbano e Joisiane Gamba (Sociedade Maranhense de Direitos Humanos - SMDH). Iniciativa conjunta do Papoético, Chico Discos e SMDH.



O cantor e compositor Jeremias Pereira da Silva, o Gerô era ilho de Pedro Correia da Silva e de Maria do Carmo Pereira da Silva. Gerô nasceu no município de Monção no dia 6 de janeiro de 1961.

Cordelista, fã de João do Vale, Gerô foi parceiro de Joãozinho Ribeiro, de Escrete, de Josias Sobrinho, de Ribão da Flor, o Ribão de Olodum, hoje Ribão da Favela. Com seu inseparável chapéu de couro, Gerô gravou quatro CDs e diversos jingles de campanhas políticas e eleitorais.

Por uma daquelas armadilhas cruéis do destino, ele se envolveu em uma confusão com seguranças da Assembléia Legislativa do Estado, que na época funcionava na Rua do Egito. Resultado: acusado de ter praticado um suposto assalto contra uma mulher, na cabeceira da Ponte do São Francisco, acabou sendo massacrado pela polícia.


Um comentário:

LEIA, COMENTE, E DIVULGUE!