14 de mai. de 2012

DRAMATURGIA NORDESTINA

EM LIVROS, A NOVA DRAMATURGIA NODESTINA


Com a publicação do segundo volume, a Coleção Teatro Nordestino já colocou dez autores na roda.
Na abertura da V Semana do Teatro Nordestino, em Natal, foi lançado o segundo volume da Coleção “Teatro Nordestino”, organizada pela Associação dos Dramaturgos do Nordeste e publicada pela Fundação José Augusto em parceria com a Editora da Universidade do Rio Grande do Norte e a Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco.

Na apresentação do primeiro volume escreveu Racine Santos, presidente da Associação:
“Depois de alguns encontros de autores teatrais realizados em Natal, promovidos pela Associação de Dramaturgos do Nordeste, com o objetivo principal de discutir e promover a Literatura Dramática produzida na região, tornou-se clara a idéia do isolamento a que foi submetido o dramaturgo nordestino. Inclusive na sua própria região, pois o que é produzido em um Estado o vizinho não conhece. Os textos não circulam, pois não são publicados. A Coleção do Teatro Nordestino, que se inicia com a publicação deste primeiro volume, reunindo cinco expressivos nomes da nossa dramaturgia, vem exatamente com o objetivo de preencher essa lacuna, de colocar textos teatrais de autores nordestinos nas mãos de encenadores, produtores, professores, críticos e pesquisadores do teatro contemporâneo brasileiro”.

O primeiro volume compôs-se das obras: “Flor do Campo”, de Altimar Pimentel; “Dormir, Talvez Sonhar”, de Oswald Barroso; “Os Sete Encontros do Aventureiro Corre-Terra ou O Cavaleiro do Destino”, de Tácito Borralho e Josias Sobrinho; “O Jogo das Idades”, de Romildo Moreira; “Coiteiros de Paixões”, de Luiz Felipe Botelho.

Na apresentação do segundo volume, escreveu Racine Santos: “É bastante entrar em qualquer livraria do país para se perceber como é pouco divulgada a literatura dramática brasileira. É uma dificuldade encontrar textos de dramaturgos nacionais, principalmente de novos autores. Quando visitamos as livrarias do Nordeste e procuramos autores da região, aí a dificuldade é maior. Embora quase todas as Universidades da região tenham cursos de teatro, nem as editoras universitárias têm demonstrado preocupação com o texto teatral. E nós sabemos que um texto só é montado quando chega às mãos dos diretores e produtores. Quando não é escrito diretamente para um grupo ou companhia, somente através da publicação é que ele pode chegar às mãos de quem pode encená-lo. Por isso a nossa luta em pôr em letra de forma a criação dos nossos dramaturgos”.

O segundo volume (2007) traz as seguintes obras: “A Pedra do Navio”, de João Denys Araújo Leite; “A Arca de Noé”, de Aldo Leite; “As Velhas”, de Lourdes Nunes Ramalho; “Chico Cobra e Lazarino”, de Racine Santos; “Anayde”, de Paulo Vieira.

Informações sobre a Coleção pelo endereço fjagabinete@rn.gov.br

Foto: Capa do segundo volume da Coleção Teatro Nordestino.


Fonte: http://www.antaprofana.com.br/materia_atual.asp?mat=299





Um comentário:

LEIA, COMENTE, E DIVULGUE!