17 de mai. de 2012

OIT apoia campanha contra a homofobia na América do Sul


Rádio ONU


OIT apoia campanha contra a homofobia na América do Sul




Grupo de 250 mil caminhoneiros do Chile carregam em diário de bordo mensagens sobre respeito e prevenção ao HIV; Dia Internacional contra a Homofobia é nesta quinta.

ONU tem feito ações de combate à homofobia
Leda Letra, da Rádio ONU em Nova York.
Uma campanha contra a homofobia ganha as estradas da América do Sul, com a participação de 250 mil caminhoneiros do Chile. Eles estão carregando nas folhas de ponto de trabalho, mensagens contra o preconceito e sobre prevenção ao HIV.
Um dos textos diz: "Eu trabalho com meus colegas; não estou preocupado com a sua orientação sexual. Se eles são bons colegas, o que isso importa?"
Apelo
A iniciativa tem o apoio da Organização Internacional do Trabalho, OIT, que atua em conjunto com o governo chileno pelo fim da discriminação entre os caminhoneiros.
Esta quinta, 17 de maio, é o Dia Internacional contra a Homofobia. A alta comissária da ONU para os Direitos Humanos apela para o fim do preconceito baseado na orientação sexual.
Ações
Em mensagem de vídeo, em inglês, Navi Pillay fala sobre o custo humano da homofobia. Ela lembra que pelo mundo, "pessoas são presas, atacadas, torturadas e assassinadas, apenas por terem um relacionamento amoroso."
Pillay afirma que "esses abusos não podem continuar" e apela aos Estados que anulem leis discriminatórias. A alta comissária pede "punição à violência e ao ódio, e não ao amor."
O vídeo de Navi Pillay faz parte de uma série de ações da ONU nos últimos meses, que tratam dos direitos das lésbicas, gays, bissexuais e transgêneros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LEIA, COMENTE, E DIVULGUE!