15 de mai. de 2012

LIBRAS




LIBRAS


26.04 | IF-SC PODERÁ OFERECER PRIMEIRO CURSO DE PEDAGOGIA BILÍNGUE A DISTÂNCIA DO PAÍS
PDFImprimirE-mail
Escrito por Jornalismo   
Qui, 26 de Abril de 2012 13:24

Depois de implantar o primeiro campus bilíngue Libras/ Português da América Latina, Santa Catarina pode ter um curso inédito no Brasil: a graduação em pedagogia bilíngue a distância, que será oferecida pelo Instituto Federal de Santa Catarina no Campus Palhoça/Bilíngue. A previsão é que o curso seja oferecido só em 2014, mas as reuniões para sua construção já começaram.

Segundo o diretor-geral do Campus Palhoça/Bilíngue, Vilmar Silva, o novo curso de pedagogia bilíngue a distância é uma forma de amenizar as dificuldades vivenciadas pelos surdos no início da vida escolar. “A intenção é formar profissionais surdos e ouvintes para atuarem na educação infantil e nas séries iniciais, pois nessa fase as crianças surdas acabam tendo dificuldades de acompanhamento por não haver pessoas na escola preparadas para ensiná-las adequadamente”, explica.

O formato a distância do curso de pedagogia bilíngue será, além de inédito, também mais adequado ao ensino dos futuros pedagogos surdos. “Primeiro porque o formato a distância se apoia muito mais no material visual do que um curso presencial, o que é facilita para o público surdo. Além disso, o material didático também é mais focado no público-alvo do que num curso tradicional. E, por fim, como os surdos são um grupo muito disperso geograficamente, o fato da oferta a distância e também a parceria com as diversas instituições já envolvidas neste debate permitirão um alcance maior do curso, mantendo o nível de qualidade”, afirma Vilmar.

O debate em torno da construção do novo curso já conta com a participação de entidades como Unicampi, UFSC, UFSCar, institutos federais, secretarias de educação e Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos (Feneis). O IF-SC, por sua vez, é quem coordena a construção coletiva deste curso. “A expectativa é de que essa graduação passe a ser oferecida a partir do primeiro semestre de 2014, mas isso é apenas uma ideia, visto que hoje estamos dando os primeiros passos”, destaca o diretor-geral do Campus Palhoça/Bilíngue.

Para a reitora do IF-SC, Maria Clara Kaschny Schneider, a oferta de um curso a distância voltado para a formação de surdos e de pessoas ouvintes na área de pedagogia faz parte do papel da instituição. “É um desafio que demonstra como nós estamos cumprindo nossa missão de inclusão e, ainda, de refletirmos sobre a própria inclusão”, diz.

O Campus Palhoça/Bilíngue, que está sendo construído no bairro Pedra Branca, funciona provisoriamente num prédio da Faculdade Municipal de Palhoça, no bairro Ponte do Imaruim. O prédio próprio deverá ser entregue ainda neste ano. As aulas de todos os cursos destecampus são bilíngues, ministradas na língua portuguesa e na língua brasileira de sinais (Libras).

Estude no IF-SC
O IF-SC está com inscrições abertas até 10 de junho para cursos técnicos e de graduação em todo o Estado. No Campus Palhoça-Bilíngue, são 32 vagas para o curso técnico Subsequente em Materiais Didáticos Bilíngue.
Clique aqui para conferir as vagas oferecidas em todo o estado. Para mais informações, acesse o site www.ingresso.ifsc.edu.br ou ligue para 0800 722 0250.

Fonte: http://www.ifsc.edu.br/index.php?option=com_content&view=article&id=2413:2604-if-sc-podera-oferecer-primeiro-curso-de-pedagogia-bilingue-a-distancia-do-pais&catid=2:ultimas





Nenhum comentário:

Postar um comentário

LEIA, COMENTE, E DIVULGUE!