14 de mai. de 2012

Zen Salles: Em Tratamento



‘In Treatment’ ganha versão brasileira

Produzida em 2005, a série israelense BeTipul surgiu com uma proposta simples: um psicanalista que atende seus pacientes de segunda a quinta-feira, encerrando a semana com uma visita ao seu próprio analista, que neste caso foi sua professora e mentora.
Em um cenário simples, com poucos movimentos de câmera, a série conquistou a crítica internacional por seu texto e por suas atuações, provando que não é necessário investir milhões de dólares em um cenário fantástico para se conseguir uma boa produção.
A receptividade da série em seu país chamou a atenção da HBO americana, que adquiriu os direitos de adaptação para os EUA. Estrelada por Gabriel Byrne, In Treatment estreou em 2008, adaptando as duas temporadas produzidas em Israel. Em 2010, o canal exibiu a terceira e última temporada da série, trazendo roteiros originais.
No entanto, este não foi o fim de BeTipul, apenas o começo. O sucesso de crítica de In Treatmentlevou a HBO a produzir algumas versões europeias. Através da HBO Europa Central, a série ganhou versões na Polônia, Hungria, República Checa, Eslováquia, Romênia e Moldávia.
Mas nem só de HBO vive In Treatment. Alguns países adquiriram os direitos de adaptação diretamente com o autor da série, Hagai Levi, o que levou à produção de outras versões oficiais. Ao todo, BeTipul já foi adaptada para mais de trinta países. Faltava ‘apenas’ o Brasil.
Desde meados de 2008, de tempos em tempos, surgiam rumores sobre uma possível adaptação brasileira. Agora ela vai de fato acontecer. Fã de In TreatmentRoberto d’Avila, produtor e diretor, entrou em contato com Levi e, ao longo de dois anos, negociou os direitos de adaptação de BeTipul. “Como eu já tinha realizado alguns trabalhos para o GNT”, disse d’Avila em conversa com o Blog Nova Temporada, “depois de conseguir os direitos de produção, ofereci o projeto para o canal no final do ano passado”.
Zecarlos Machado
Visto que o canal estava em busca de algo novo, d’Avila não teve problemas de negociar a produção da série. “É uma dramaturgia muito diferente daquela que é feita no Brasil, o que dá mais vontade ainda de trabalhar com a série”, completa d’Avila.
Produzida pela Mooshot Pictures, a versão brasileira, que traz o título provisório de Em Terapia, está em fase de seleção de elenco. Até o momento estão confirmados cinco atores. Zecarlos Machado será o psicanalista vivido por Byrne na versão americana; e Selma Egrey interpreta a terapeuta do personagem de Machado, vivida por Diane Wiest na versão HBO.
Entre os atores que interpretarão os pacientes do psicanalista estão: Maria Fernanda Cândido (O Brado Retumbante), que será uma mulher obcecada por seu psicanalista, interpretada por Melissa George na versão americana; a novata Bianca Muller, como uma ginasta com tendências suicidas, personagem que foi de Mia Wasikowska; e Mariana Lima (vista em Filhos do Carnaval), como uma mulher que frequenta a terapia com o marido (ator ainda não definido). Na versão americana, a personagem foi de Embeth Davidtz.
Serão produzidos 45 episódios, referentes à primeira temporada da série, que seguirá o mesmo esquema de exibição: de segunda a sexta-feira. Os roteiros estão a cargo de Marília Toledo, Drika Nery, Ricardo Inhan e Zen Salles, todos autores teatrais, com texto final de Jaqueline Vargas. Levi, autor da série israelense, atua como consultor. A direção é de Selton Mello.
As filmagens terão início em junho, com previsão de estreia para outubro deste ano. O dia ainda será definido pelo canal.




Um comentário:

LEIA, COMENTE, E DIVULGUE!