14 de mai. de 2012

Instalação: MIguel Veiga


Instalação artística faz crítica ao ensino padronizado das artes

Atenção, abrir em uma nova janela. PDFImprimirE-mail
miguel2O artista plástico e professor do Campus Monte Castelo, Miguel Veiga, acertou em cheio na exposição "Expressão entre Nós", em cartaz na área de vivência do Campus Monte Castelo. Sem pudor e recalques, ele lançou um olhar crítico sobre um universo que ele conhece bem: o do ensino das artes.

miguelSegundo o professor, há uma série de regras e modelos que buscam generalizar e padronizar as expressões artísticas, o que acaba gerando imposições que só empobrecem o mundo das artes. "Temos que romper com essa prática, que engessa e limita. Muitas pessoas têm medo de apresentar suas criações, justamente por fugirem dos padrões", explica ele.

miguel1A instalação foi feita com diversos materiais e inclui pinturas, gravuras e desenhos, com uso de estrutura de ferro e madeira, e técnica sobre papel e papelão. Na base, vários lápis de cera e serragem geram um impacto interessante e provocativo. Nessa exposição, representações padronizadas de casas, flores, árvores, montanhas e animais dividem espaço com produções 'fora dos padrões' e frases que reproduzem bem o mundo do ensino das artes.

miguel3Na próxima sexta-feira, 18/05, Miguel Veiga vai promover uma oficina gratuita de desenho, que utilizará materiais alternativos como grafite, carvão, lápis e cera derretida. O intuito da oficina é romper com os padrões e estimular a expressão artística de cada participante. Os interessados podem entrar em contato com o professor pelo emailmiguel.veiga@ifma.edu.br . Haverá atividades pela manhã e tarde.



Um comentário:

  1. está aberta à visitação pública, na Galeria de Arte do IFMA-Campus Monte Castelo

    ResponderExcluir

LEIA, COMENTE, E DIVULGUE!