26 de fev. de 2013

Projeto "Homens dez mil" qualifica moradores do PAC-Monte Castelo







Projeto aborda o consumo adequado de energia elétrica e oferece curso de qualificação


 


O projeto começou com a ideia de auxiliar os moradores do Residencial PAC Monte Castelo, localizado atrás do campus do IFMA, nos cuidados com o consumo da energia elétrica. Com o tempo, ele ampliou a atuação e, agora, está oferecendo o curso “Eletricidade básica residencial” para qualificar profissionalmente os moradores da região.

Intitulado “Homens dez mil” o projeto de extensão é resultado de uma parceria entre os departamentos de física e de engenharia elétrica do Campus Monte Castelo. Além do IFMA, o projeto tem o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Desenvolvimento Científico do Maranhão (Fapema).

No Residencial PAC Monte Castelo vivem 230 famílias que, anteriormente, viviam em condições precárias de moradia às margens do rio Anil. De acordo com o professor Fábio Sales, um dos coordenadores do “Homens dez mil”, a primeira etapa do projeto consistiu em aplicar questionários com os moradores para a obtenção de informações sobre o consumo de energia elétrica.

“Através destes questionários foi analisada a média mensal energética visando orientar e conscientizar os moradores, por meio de palestras, sobre os cuidados que se deve ter com o consumo de energia elétrica em seus apartamentos”, explicou Fábio.

Curso - Noções básicas sobre corrente, tensão, resistência, potência e circuitos elétricos fazem parte do curso “Eletricidade básica residencial”, que é ministrado aos sábados, no Campus Monte Castelo. A turma é formada por 40 alunos, de 15 a 50 anos, que vivem no Residencial PAC Monte Castelo. “Fazer esse curso é uma grande oportunidade para conseguir trabalho na área de eletricidade”, disse o aluno Edmilck Viana.

A previsão é que as aulas dessa primeira turma terminem em abril. A coordenação do projeto pretende ampliar sua atuação para outras áreas de São Luis.

Fonte: Ascom/IFMA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LEIA, COMENTE, E DIVULGUE!