22 de abr. de 2013

Novidade na UFMA! Comida vegetariana no cardápio do Restaurante Universitário

Comida vegetariana faz parte do cardápio do Restaurante Universitário

Desde o dia 15 de abril de 2013, o Restaurante Universitário (RU) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) incluiu em seu cardápio comida vegetariana. A iniciativa se deu por conta da demanda dos adeptos da dieta vegetariana no Campus e que há muito tempo já reivindicam por esta inclusão.
Segundo a diretora do RU, Isabela Calado, a aceitação da comunidade acadêmica está sendo muito boa. “Nós entendemos a necessidade. Apesar de antes ainda não haver uma proteína vegetariana em nosso cardápio, nós, em respeito aos seguidores desta dieta, não estávamos mais incluindo carne no feijão, a não ser na feijoada. Sendo assim, outros componentes já podiam ser consumidos pelos vegetarianos, tais como, o arroz, o feijão, a salada e a sobremesa e agora a proteína vegetariana inclusa no cardápio”, explica a professora.
Além da inclusão da proteína vegetariana no cardápio, estão disponibilizados no RU azeite de oliva e vinagre, para que cada estudante acrescente na salada ao seu gosto. De acordo com a professora, essa também é uma iniciativa visando a qualidade do alimento. “Sabemos que o azeite é saudável e  é uma gordura monossaturada que protege o coração. Percebemos então que, quando a salada era temperada anteriormente com sal, azeite ou vinagre, as opiniões eram divergentes em relação ao gosto da salada. Por isso, optamos por acrescentar apenas o sal de forma adequada e disponibilizar o azeite e o vinagre para que o usuário acrescente ao seu gosto. Mas é importante frisar que o consumo deve ser sem exagero”, enfatizou a nutricionista.
Em relação à quantidade de comida vegetariana oferecida e seu benefício, a professora ressalta que a proteína da soja, assim como a proteína animal, possui um alto valor biológico. “Ainda não temos uma quantidade certa para atendermos a demanda sem desperdícios, mas esperamos que isso seja logo solucionado, através de uma listagem que está sendo feita em parceria com o DCE. A proteína da soja substitui de forma satisfatória o prato principal de uma refeição. O fato de algumas pessoas que não são adeptas ao vegetarianismo sentirem um ‘vazio’ no estômago é por conta da carne e do frango terem uma quantidade muito maior de gordura e uma digestão demorada, o que não acontece com a proteína da soja, que pode ser consumida por qualquer usuário do restaurante. Todavia só podem optar por um tipo de alimento. É importante lembrar aos seguidores da dieta vegetariana que a vitamina B12 não está presente em quantidade adequada nos vegetais e na soja, pois esta vitamina é de origem animal e só é obtida através da suplementação”, concluiu ela.

Um comentário:

LEIA, COMENTE, E DIVULGUE!