6 de ago. de 2013

Festival Internacional de Teatro Lusófono FESTLUSO-2013


















O 5º Festival de Teatro Lusófono-FESTLUSO, a se realizar no Brasil, na cidade de Teresina(PI) visa consolidar   projetos iniciados, como também validar um   importante fator de superação  inicial de programas já iniciados, com  a realização da  1ª, 2º, 3ª e 4ª edições do   Festival, realizados  em 2008  a 2011, em Teresina. Agora com outras expectativas de circulação desta edição pelo mundo lusófono, com sua primeira estação fora de Teresina, escolhemos a cidade de São Luis –Maranhão.

         A idéia acolhida é, ao  nosso ver, um grande avanço no sentido de se atingir um intercâmbio continuado e sistemático, através do desenvolvimento de um projeto que na globalidade da sua atuação, aponta para a aproximação produtiva entre criadores, práticos, produtores e investigadores que utilizam o teatro de língua portuguesa. Ao apoiar e priorizar este projeto, o estado brasileiro reafirma o seu empenho direto no aprofundamento do diálogo intercultural em bases regulares, estáveis e coerentes, através de uma ação solidária, mas também consciente da necessidade e do interesse em partilhar responsabilidades a todos os níveis nesta área.

 O intercâmbio cultural entre os países de língua portuguesa tem sido objeto de várias resoluções oficiais, projetos de intervenção e iniciativas pontuais. Permanece, contudo, a sensação de que há muito por fazer na aproximação e no inter-conhecimento entre os agentes culturais dos diversos países e na capacidade de articular meios e vontades em nome deste interesse comum. (N.E: texto de apresentação do Festluso)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LEIA, COMENTE, E DIVULGUE!