13 de nov. de 2013

12 de novembro: Dia do Pantanal!



Maior espécie de cervídeo da América do Sul, o cervo-do-Pantanal (Blastocerus dichotomus) vive em áreas alagadas com até meio metro de profundidade. Possui um casco característico, com membranas interdigitais que é muito útil para distribuir o peso do animal sobre o solo lamacento e ainda ajuda na natação
Hoje é comemorado o dia do Pantanal. Para celebrar a data, publicamos  imagens do Bioma brasileiro . As imagens mostram belezas naturais, ameaças e exemplos de projetos de conservação apoiados pela ONG no Pantanal, maior área úmida continental do planeta e berço de uma das maiores biodiversidades do mundo.  

Mas nem só de belezas naturais vive o Pantanal. Ele também sofre os efeitos da degradação causada pelo uso não sustentável da terra, principalmente nas regiões de Cerrado, no planalto da Bacia,, onde está a maior parte de suas nascentes. Na planície, os maiores impactos são os projetos de construção de hidrelétricas, mineração e estradas. 

O Pantanal sobre também bastante degradação por causa da agricultura e pecuária  que tem grande numero de  plantações de milho e cana e campos de pastagens. Nas estradas que cortam o Pantanal sul-mato-grossense, observaram com tristeza muitas cenas de animais mortos por atropelamentos. nas margens da rodovia.


O pantanal é grande atração para os turista de todo o mundo, o problema está na poluição de resíduos sólidos descartados inadequadamente por turista,fazendo com que polui o ambiente e causa impactos ambientais e mortes de animais por inalação dos resíduos.

No Mato Grosso, a área com muitas nascentes de rios que abastecem o Pantanal, mas que sofre com problemas de voçorocas, devido ao mau uso da terra. Na região, o WWF-Brasil apoia um projeto de recuperação de solo degradado em nascentes, em parceira com a comunidade local. 

O pantanal é um excelente lugar para observar animais e ver a variedade de espécies contida na região,Suas planícies oferecem um ótimo campo de visão para procurar por mamíferos e aves que devem enfrentar o regime das águas se quiserem sobreviver. 

Aves muito comuns no Pantanal, os galos-da-campina (Paroaria coronata) estão sempre em grupos, normalmente associados com os cardeais (Paroaria capitata), enquanto procuram por comida
Reproduzido do blog
Curiosidades e Notícias Ambientais

Confira a reportagem completa: http://www.cureomundo.com/2013/11/12-de-novembro-dia-do-pantanal.html

Um comentário:

LEIA, COMENTE, E DIVULGUE!