11 de mar. de 2014

Criada a Secretaria Adjunta de Articulação e Fomento à Economia Criativa

CULTURA CRIATIVA NA SECMA 

O governo do estado acaba criar a Secretaria Adjunta de Articulação e Fomento à Economia Criativa. A Secretaria é um segmento da cultura que visa contemplar bens culturais produtivos, geradores de renda e auto sustentação de produtores culturais, para o qual foi empossada a acadêmica Laura Amélia Damous Duailibe, que já ocupou os cargos de diretora do Teatro Arthur Azevedo, secretária da cultura, secretária adjunta da cultura e superintendente de municipalização da cultura, em outras gestões governamentais.

No Maranhão, a Secretaria Adjunta de Economia Criativa trabalhará em parceria com a Superintendência Cultura Viva (Mais Cultura) apoiando a produção cultural como geração de renda e, na Secma tem a frente o superintendente Francisco Barros. 

E na manhã de quinta-feira (07/03) Laura Amélia foi apresentada pela secretária Olga Simão, na primeira reunião de trabalho da Secretaria da Economia Criativa, na sede da Secretaria de Estado da Cultura (Secma), com representantes de entidades envolvidas no trabalho com Pontos de Cultura e outras instituições para formar parcerias no fortalecimento da economia criativa no estado.

resentes à reunião estavam 28 pessoas representando as instituições do Sebrae, Ibrap, Setress, Sesi, Ifma, Ceprama(Sec.Turismo), ECI-Museum, Centro de Cultura Negra, Conselho cultural da Liberdade, Emem/Secma, Associação Maracanã Ponto de Cultura e Ciranda Aprendi Ponto de Cultura.

O pró-Reitor de Extensão do IFMA, Marco Antonio Torreão falou da importância da criação de incubadoras como sistema de gestão de negócios onde a universidade fica responsável por seu funcionamento, desenvolvendo a economia criativa, a exemplo da Incubem da Universidade Federal do Maranhão, única existente no Maranhão. O IFMA se dispôs a abrir segmentos de incubadoras para pontos de cultura.

Ainda na reunião outras instituições já garantiram parcerias com a secretaria da Economia Criativa como a representante da secretaria do Trabalho Mariana Nascimento, coordenadora de economia solidária, que propôs juntar-se à cultura em eventos locais. E o Ceprama que estará abrindo espaço para realização de exposições de artesanato e expedição de carteiras e cadastro de artesãos.

A próxima reunião de trabalho entre os parceiros e a secretaria adjunta de Articulação e Fomento à Economia Criativa será no dia 17 de março, às 15h, no Ceprama, na Madre Deus, dando prosseguimento nas ações em favor do desenvolvimento da cultura no Maranhão. 
Fonte: http://www.cultura.ma.gov.br/portal/sede/index.php?page=noticia_extend&loc=sede&id=551
*grifos do editor

Um comentário:

LEIA, COMENTE, E DIVULGUE!