5 de abr. de 2024

Cururupu tremeu!

Praça da Matriz - Cururupu/MA (Foto: Reprodução/https://patrimoniotradicional.blogspot.com)

Cururupu tremeu!

Os serviços metereológicos da Europa e do Brasil(RN) se desentenderam. O primeiro disse que teve um tremor de 4,7 nas escala Richter. O segundo, disse que não tremeu nada. O certo, é os maranhas se abalaram, só com a notícia.

Seria o fim do mundo, do Mundico e/ou do sapo cururu?

Tremeu em Nova York, a gringa, não a nossa, vizinha dos Côcos, mas o Empire State disse: Tô bem, numa nice! A gringalhada continuará com seu nariz empinado inabalável?

Por estas bandas, entrâncias, reentrâncias, lençóis, fronhas, caranguejos e guarás continuam seus banzeiros. Se avizinhando das gentes, fugindo das serpentes. E neste abençoado 2024 elas estão bem aí, de novo! Assombrando o povo, desde agora até mais precisamente em novembro.

Toda faceira, cidade Itapecuru-Mirim deu de beiços para com a colega maranhense: registrou pequenos tremores de terra em março de 2023 e em dezembro de 2020.

É certo que nos quatro cantos do planeta a terra treme, e chora, por conta dos desmantelos que os humanoides insistentemente perpetram conta a pobrezita. Desmatam, esburacam, saqueiam e sangram, vilipendiam este planetinha de todo jeito, afim de saciar suas vicissitudes. Êta gente desmedida e sem noção! Tudo uns sujeitinhos alimentadores da própria morte, e dos seus, e dos seus futuros, parentes, aderentes e outrens. Afinal não é nesta pequena fagulha de planeta, encrustada num infinito universal prenhe de galáxias, que nosotros fixamos residência? E já diz o ditado dos mais velhos: quem de sua casa cuida...

Mas, e Cururupu? Tremeu as bases? Deu um solavanco nas estruturas carcomidas das sociedades provincianas? Ah, mas já tem internet em tudo que é canto, siô! Dirão algumas línguas faladeiras, nem sempre ferinas. E se Cururupu tremesse, de fato, e com gosto, alcançaria o rabo da serpente dorminhoca desta ilha-Capital? Será que o povo sairia, ou saiu, correndo pelado e desesperado, batendo latas pra espantar a tremedeira, como se eclipse fosse? Tantas perguntas... e ninguém com um mínimo de interesse em suas respostas...

Cururupu, Itapecuru, Nova York, Taiwan, Japão, Japão! Distantes uns dos outros, mas tão pertinho de seus humanos problemas. Sim, porque o problema, se há um, ou vários, ou milhares deles é tudo fruto destes ingratos filhos da Terra. Enquanto uns constroem prédios, pirâmides, casebres que tremem palafitados sobre paus de mangue, com esgoto sangrando a céu aberto, outros só desejam saborear os frutos da terra, balançar numa rede preguiçosa à beira mar e, por pura faceirice, namorar as estrelas, essas pequeninas reluzentes que se perdem na imensidão do mundo.(LR)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LEIA, COMENTE, E DIVULGUE!