3 de abr. de 2009

Paixão, segundo nós

Pela terceira vez o espetáculo Paixão, segundo nós será remontado durante a Semana Santa, pela Companhia Oficina de Teatro – Coteatro. Numa concepção de Tácito Borralho, com auxílio de trechos do Evangelho segundo Matheus, Evangelhos Apócrifos, O Cântico dos Cânticos, Salmos (do Antigo Testamento) e inspirado na obra Jesus o Filho do Homem, de Khalil Gilbran, a peça será encenada de 9 a 12 de abril, a partir das 20h30, no Espaço Cultural (Praça Maria Aragão, Centro).
Há 19 anos a Coteatro montava na Igreja do Desterro um espetáculo vibrante e polêmico durante a Páscoa. Era um roteiro de Tácito Borralho adaptando textos de Gilbran e do Evangelho Segundo Matheus, utilizando músicas do folclore maranhense, de César Teixeira e de Sergio Habibe. Hoje, considerando o espetáculo oportuno para o momento histórico, a Coteatro elaborou uma terceira versão, apondo aos textos originais a cena da tentação de Cristo no deserto, através da sedução do Satanás em duas formas e em matéria única: o macho e a fêmea.
Utilizando-se de técnicas do teatro de arena, a montagem deste ano, proporciona maior interação entre público e elenco, o que facilita o diálogo intimista e leva a platéia a participar de toda a tensão desenvolvida durante a peça. Para tanto, a Coteatro utilizará como ambiente cenográfico, o Espaço Cultural, que será palco de dois momentos da encenação.
O texto da Paixão, na primeira parte, ponteia a terrível angústia de Pilatos e seu desespero gerado pela dúvida sobre a sentença proferida. Cada personagem da trama penetra no delírio de Pilatos e em seus diálogos e depoimentos revivem o drama do julgamento de Cristo. Na segunda parte, o espetáculo remonta uma reflexão do trajeto para o Calvário até a desnudação do Cristo, sua morte, sepultamento e ressurreição. “Paixão, segundo nós é um espetáculo profundo que abala os alicerces da fé e faz refletir o mais humano e mais poético drama cristão”, define Tácito Borralho.
Na montagem deste ano, a Coteatro conta com um elenco da própria companhia, além da participação especial de artistas convidados, e alguns alunos egressos do Cacem. No elenco estão: Domingos Tourinho, Rosana Fernandes, Mariano Costa, Ivoni Araújo, Dyll Pires, Josimael Caldas, Lucia Gato, Murilo Santos, Tatiane Soares, Gilberto Goiabeira, Lílian Cutrim, Raimundo Reis, Claudinei Rodrigues e entreiando no papel de Cristo, o ator Rafael Carvalhedo.
A criação de figurinos e cenário é assinada por Tácito Borralho, a concepção de efeitos de iluminação é de Murilo Santos, na contra regra Josué e Claudinei Rodrigues e o apoio musical de Vanessa Macedo.

Serviço
O que: espetáculo Paixão, segundo nós
Onde: Espaço Cultural (Praça Maria Aragão, Centro)
Quando: 9 a 12 de abril
Horário: a partir das 20h30
Ingressos: R$ 10,00 (inteira) e 5,00 (para estudantes). Os ingressos estarão disponíveis na bilheteria do Espaço Cultural apenas nos dias das apresentações, a partir das 16h.
Contatos: Mariano Costa – 32312610/ 88024507, Domingos Tourinho – 99735092 e Gilberto Goiabeira - 88120566

Um comentário:

  1. EU ADORO ESSA PEÇA E ADORO A ATUAÇAÕ DE JOSIMAEL CALDAS ELE É UM GRANDE ATOR...........ADOROOOOOOOOOOOOOO

    ResponderExcluir

LEIA, COMENTE, E DIVULGUE!