4 de ago de 2011

Bill... Morreu no inicio desta manhã (04/08), o diretor teatral Bill de Jesus, que atualmente era secretario de cultura de Arari, onde fixou residência, após deixar a ilha-capital, no inicio da década de 1990.

Palco... Com uma historia de vida de superação, Bill de Jesus foi um dos destaques da cena teatral maranhense nos anos 1980, inicialmente como ator, no Grupo Gangorra, da Ufma, e logo após, quando criou o Grumate, e com seus elencos encenando diversos espetaculos, principalmente para o publico infantil.

Espera... Após mudar-se para Arari, onde fez surgir um movimento teatral, quando criou a Companhia Mistura e com ela realizaou, recentemente, montagem de “Tempo de Espera”, premiadíssimo texto teatral de Aldo Leite, que projetou e premiou seu autor no Brasil e no exterior.

Quem?... Impossível não lamentar a morte desse artista, ao tempo que, da mesma forma, lamentamos a parca valorização da produção artística local e de seus artistas, que faz com que novas gerações sequer saibam de quem estamos falando. Claro que aí insere-se, também, os profissionais da mídia, principalmente aqueles que enredam por um suposto “jornalismo cultural”.

Acervo... Com um considerável complexo museologico, um curso técnico e uma faculdade de Teatro, é muitíssimo estranho não se ter registro documental, pesquisas, e um acervo mais consistente, disponível, se não para estudo, minimamente para conhecimento das novas gerações. Pena!!

Blog... Iniciativa louvável é a do múltiplo artista Renato Pereira que, por iniciativa própria, e sem qualquer tipo de subvenção publica ou privada, criou um blog dedicado a historia do teatro maranhense (www.historiadoteatromaranhense.blogspot.com), abastecido com seu acervo, recolhido por ele ao longo de anos dedicado a preservar matérias de jornais, programas de espetáculos e fotos, dos diversos grupos teatrais. Uma preciosidade!

2 comentários:

  1. Uma grande perda entre as tantas que vemos tendo aos longos destes anos, sem que ninguém saiba da grande colaboração que as pessoas do calibre de Bill de Jesus deram a causa da cultura maranhense

    ResponderExcluir
  2. MORRE UM ICONE DA CULTURA ARARIENSE E QUE SERÁ INESQUECÍVEL A TODOS.SENTIREMOS SUA FALTA, SEJA LÁ ONDE ESTIVER VC SERÁ ETERNIZADO E DAREMOS CONTINUIDADE A TODO SEU TRABALHADO PLANTADO AQUI NO NOSSO MINICÍPIO.

    BILL TE AMAMOS!!

    ResponderExcluir

LEIA, COMENTE, E DIVULGUE!