26 de out. de 2011

Concursos Literários


Concursos Literários... Palestra sobre os movimentos literários e os planos editoriais, em São Luís, no século 20, será proferida pelo jornalista e escritor Herbert de Jesus Santos, no Papoético desta sexta-feira, ás 19 h, no Sebo do Chiquinho (rua São João, esquina com Afogados). Lá funciona um barzinho; som de primeira. Papos sobre arte e cultura. Espaço para leituras de poesia, contos e performances.


Livros... Durante o papo, Herbert Santos fará o relançamento dos seus seis livros mais recentes e que foram publicados na década de 2000: Antes que Derramem a Lua Cheia (de crônicas), São Luís em PreAmar: Ainda Assim, há um Azul! (poemas), Peru na Missa do Galo (Contos de Natal), A Segunda Chance de Eurides (novela), Serventia e os Outros da Patota (contos) e Ofício de São Luís: Bernardo Coelho de Almeida (Coração em Verso e Prosa).


Carrancudos... Há muito, muuuito tempo (2007) iniaciamos aqui, e no blog: lioribeiro.blogspot.com, a campanha “Carrancudos”: “Campanha Cadê o Prêmio? Continuamos com a nossa cruzada para tentar saber o paradeiro dos prêmios. Até agora, ninguém sabe, ninguém viu. A pergunta atual nos meios culturais desta ilha-capital é: o Concurso Literário e Artístico Cidade de São Luís, quando será a entrega de prêmios aos vencedores de 2007?. Em ano de eleições municipais deve-se ficar com pulgas, azulejos e sobradões atrás dos orelhões? Que, ou quais, destinos levam recursos e decursos, pelos tortuosos e musguentos caminhos subterrâneos que ligam a Fonte do Ribeirão, à Praça Pedro II e à Av. Kennedy?” Resumo da Ópera Bufa: Até hoje, novas vésperas de eleições municipais, não obtivemos respostas de Dona Func (da ex, e da atual!).


Passado... Houve um tempo, em que os organismos culturais alimentavam uma espécie de (saudável) disputa para saber qual o melhor concurso literário da ilha-capital: Func, Secma, Ufma, AML, Sioge... Cada um tinha seu cada qual e, com isso, a produção literária era estimulada, e, consequentemente, promissoramente renovada... bons tempos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LEIA, COMENTE, E DIVULGUE!