12 de dez. de 2011

EDUCAÇÃO E CULTURA 2012

Educação... A partir de fevereiro de 2012, terão início as ações de políticas de Cultura para a Educação Básica, conforme acordo de cooperação técnica assinado na quinta-feira, 8, entre os ministros da Cultura, Ana de Hollanda, e da Educação, Fernando Haddad.

Cultura... A intenção é que, até 2014, sejam atendidos cinco milhões de estudantes, tornando o ambiente escolar um espaço também de produção e circulação da cultura brasileira, com respeito à diversidade.

Ações... Todo o trabalho possibilitará a formulação de uma Política Nacional de Cultura direcionada à Educação. As ações envolvem projetos como Pontos de Cultura, museus, bibliotecas, Livro e Leitura, cinema e outras práticas.

Mais... Três das seis ações do acordo serão realizadas por meio de edital, dentro do ‘Mais Cultura nas Escolas’, que selecionará projetos que promovam a interface entre cultura e educação, propostos por escolas públicas participantes dos programas “Mais Educação” e/ou “Ensino Médio Inovador”, do MEC.

Cine... Também será lançado o edital do ‘Cine Educação’, que prevê a capacitação de professores e disponibilização de acervo cinematográfico nacional de títulos da Programadora Brasil/Cinemateca Brasileira. Em 2012, estão previstos mil cines.

Leitura... Ainda estão incluídas as ações Agentes de Leitura/Mais Educação e Programa Nacional Biblioteca Escolar. Ele vai disponibilizar acervos de livros de arte e mídias mídias diversas às escolas públicas de todo o país. Desde 2006, os dois ministérios trabalham juntos no Plano Nacional de Livro e Leitura (PNLL).


Um comentário:

LEIA, COMENTE, E DIVULGUE!