28 de jun. de 2012

Salve, São Marçal! Salve, São Pedro!!!

Salve, São Marçal!!!




Escultura do artista plástico João Ewerton, na entrada da avenida em homenagem a São Marçal (bairro: João Paulo)




Até o ano de 1927 os grupos de Bumba-Bois só chegavam até o bairro do Anil, onde se apresentavam em frente à Igreja Nossa Senhora da Conceição. José pacífico de Morais, o “Bicas” esteve naquele ano assistindo a manifestação e emocionou-se. No ano seguinte concorreu para a realização da primeira manifestação de Cultura Popular no bairro do João Paulo. No dia 30 de junho de 1928, conforme depoimentos de pessoas de indiscutível idoneidade que presenciaram e/ou participaram da apresentação dos Bumba-Bois do Lugar dos Índios (hoje São José dos Índios - Estrada de Ribamar) e Sítio do Apicum, trazidos por “BICAS” para o Largo de São Roque, hoje praça Ivar Saldanha , que conseguiu a proeza de atravessa-los pelo Rio Jaguares, no bairro do Anil, sobre a “Ponte Fiscal” por onde passava o bonde. Ao chegarem, o local estava enfeitado pela comunidade, como se faz hoje. “Bicas” contou com o apoio dos comerciantes: Mendonça, Raul, Nhozinho, Zeca Maia e Luís de Pedro Nunes. Estes depoimentos foram prestados pelo próprio “Bicas” e também por D. Zuleide, que foi a primeira Presidente da Escola de Samba Turma da Mangueira, ao Sr. Raimundo Ciro Costa, o popular “Dito”, 68 anos, dentre os quais 60 dedkados à Cultura do João Paulo e do Maranhão. No final daquele ano foi fundado, no mesmo local, o Bloco Paulistano, que em 1929 transformou-se na Turma da Mangueira, a primeira Escola de Samba do Maranhão.

A partir daquele “São Marçal” todos os anos brincadeiras de Bumba-Boi vinham para o João Paulo com o intuito de homenagear o Santo Padroeiro, sem contudo tratar-se das mesmas agremiações do ano anterior, havendo muita diversificação até na forma de apresentação, ocorrendo em determinados anos até concurso com premiação.
A forma de desfile de confraternização, como acontece nos dias atuais começou quando, em 30 de junho de 1985, desfilavam, no João Paulo, o Boi da Maioba, sob o comando de João Chiador, que, tendo em seu conjunto grande número de brincantes deste bairro, tradicionalmente vinha prestando, a título de gratidão, esta festa como encerramento da temporada. Naquela oportunidade, no entanto, fora seguido por “outro Batalhão” ocasionando grande confusão no trânsito. Um agente do referido trânsito, irritado com o caos ali gerado, entrou em discussão com os participa ntes da brincadeira, ameaçando, inclusive, mandar prender o “miolo” do boi com o boi e tudo. Diante daquela situação, e com o intuito de apaziguar os ânimos, interferiram os Srs. Raimundo Cutrim e Hélio Braga, moradores do bairro e simpatizantes desta manifestação folclórica que conseguiram contornar o impasse.
(Fonte: http://www.institutosaomarcal.xpg.com.br/)



                      Salve, São Pedro!

                Encontro de grupos de Bumba-bois, na Capela de São Pedro (bairro: Madre Deus)


A capela de São Pedro, que fica no bairro da Madre Deus, em São Luís, foi liberada pelo corpo de bombeiros para o tradicional festejo em homenagem ao Santo. Mais de 30 grupos de Bumba Meu Boi devem amanhecer no largo da igreja para receber as bênçãos do Santo padroeiro dos pescadores.

As ferrugens na estrutura do teto foram os motivos para a interdição feita pelo corpo de bombeiro há três dias, mas nesta quinta-feira (28), a Igreja de São Pedro recebeu a autorização para realizar as celebrações, alegando não existir nenhum risco para os devotos que participarão da festa. Regina Soeiro, coordenadora do evento, explicou a visita do engenheiro na igreja. “O engenheiro veio verificou que não há nenhum risco, porém solicitou medidas a serem tomadas principalmente na estrutura da igreja, tanto que terá um prazo a ser cumprido para essa reforma. Caso não seja feita, a igreja será interditada. O que está em nosso alcançe, nós fazemos, que é a manutenção de paredes pequenas, pinturas, trocas de bancos, todos esses cuidados nós temos. Já a parte da estrutura do teto, infelizmente, a comunidade e a igreja não tem como arcar e nesse momento pedimos a ajuda do governo", comentou a coordenadora.

A celebração religiosa em homenagem a São Pedro teve início no dia 20 de junho e termina nesta sexta-feira (29), com o festejo. Antes de começar o evento, a capela receberá devotos do Santo que pagarão promessas feitas ao padroeiro dos pescadores. Para a maioria dos devotos, o grande dia de pagar promessas é na sexta-feira (29), no dia do Santo. A grande festa já dura há mais de 60 anos na Igreja da Madre Deus.

Procissão Marítima
Este ano a Procissão Marítima vai começar mais cedo. A organização do evento resolveu mudar o percurso da procissão terrestre. Durante a caminhada, os fiéis irão passar pela Catedral Metropolitana e fazer paradas em algumas Igrejas do Centro de São Luís. A Procissão Marítima começa a partir das 13:30h, com saída da Rampa Campos Melo da Praia Grande seguindo pelo Jenipapeiro, na Ponta D’areia com retorno para a Rampa Campos Melo. As 15h, os fiéis receberão a imagem do Santo e seguirão a pé para a Igreja da Sé passando pela Igreja do Carmo e percorrendo ruas de são Luis até chegar no Largo de São Pedro ,na Madre Deus.

Cortejo
O cortejo com o grupo de brincadeiras juninas, que estavam programados para esta sexta-feira (29), foi antecipado para quinta (28). A concentração acontecerá na Praça Deodoro com saída dos grupos marcada para 17h. O cortejo seguirá até a Praia Grande no Centro Histórico da capital passando pela Rua Grande, a principal rua do comércio de São Luís. Entre os participantes estão os Boi de Ribamar, Boi Mocidade do Rosário, Boi de Arari, Boi de Presidente Jucelino, Boi do São Cristovão de Viana, além de Quadrilhas, Dança Portuguesa, Dança do Coco e Cacuriá. (Fonte: http://g1.globo.com/ma/maranhao/noticia/2012/06/capela-de-sao-pedro-recebera-devotos-e-brincantes-no-dia-do-festejo-do-santo.html)


Um comentário:

LEIA, COMENTE, E DIVULGUE!