26 de nov. de 2012

Pitching


Pitching na prática

Raul Perez
A partir do próximo dia 26 de novembro, o Cemec recebe a segunda edição do curso Técnicas de Pitching. As aulas procuram desvendar o modelo de apresentação baseado na defesa oral em um curto espaço de tempo – de 60 a 90 segundos.
Quem já testou a prática no mercado, indica. “Persuasão. Acho uma ótima palavra para resumir a ferramenta. Saber como escolher as palavras corretas e como transmitir a ideia certa de uma forma poderosa e vendedora”, declara Heber Souza, que fechou um projeto com uma produtora audiovisual utilizando a técnica.
Sabrina Nudeliman, diretora da Elo Company, distribuidora que acaba de lançar pitching para seleção de projetos audiovisuais, tem grandes expectativas para os projetos que participam da convocatória. “Esperamos encontrar ótimos projetos de grandes produtoras (que de alguma forma não tenhamos tido a oportunidade de conhecer) e também e especialmente, nos surpreender com a criatividade e projetos maravilhosos de novas produtoras e diretores iniciantes”, informa.
Para entender melhor como as técnicas estão sendo utilizadas na prática, pedimos algumas dicas para quem já se deu bem utilizando o método e elaboramos uma lista com alguns dos pontos essenciais, segundo esses profissionais. Confira:

Selecione apenas o que houver de mais relevante.
 Como em toda a apresentação, é essencial que você esteja seguro de sua fala e para isso, vale estudar bastante o conteúdo que você vai apresentar. Consolide seu discurso nos principais pontos do projeto - como você pretende desenvolvê-lo e qual o retorno esperado, por exemplo. 
“Questões de orçamento, viabilização, cronograma, rentabilidade, parceiros, currículo da equipe etc, ficam para uma segunda conversa ou são respondidas durante a fase de perguntas que normalmente acontecem após a apresentação. O legal é já ter essas informações em mente”, aconselha Flávia Luz, da Birdo, selecionada pelo pitching da TV Cultura – PRODAV 2012, para produzir a série animada Oswaldo.

Treine.
O pitching é uma dinâmica baseada no poder da oratória, é isso que o torna tão convincente e, ao mesmo tempo, tão arriscado. Titubear muito enquanto apresenta seu projeto pode causar desconforto.
“Se durante o pitching você der mostras de inconsistência, meu amigo, você já era. Isso transparece e dá certa estranheza em todos os presentes”, afirma Daniel Dias, da Nation Filmes, que acaba de aprovar um projeto para um programa no Canal Vh1.

Esclareça o target da produção.
De acordo com Sabrina Nudeliman, diretora da Elo Company, é muito importante delinear o alvo para onde a produção é dirigida. Ela afirma que “quem busca falar com todos, não fala bem com ninguém”.
“Qual o canal adequado e qual a grade? Quais os ‘selling points’ do filme? Como vamos atrair o público para sala de cinema e para o canal de tv?”, explica, sobre as indagações que o proponente tem que fazer a si mesmo.

Seja descontraído, mas sem perder a noção.
“Sua apresentação deve ser concisa (mas não superficial) e divertida (sempre dentro do contexto apresentado, a piada pela piada não funciona)”, sintetiza Nelson Botter Jr, da Tortuga Studios, produtora que conseguiu aprovar três projetos no pitching da TV Cultura.
“Não se finja de amigo mais do que é, não finja saber mais do que sabe, não tente vender cinquenta ideias ao mesmo tempo quando o tempo só permite que uma seja explicada corretamente”, resume Daniel Dias.

O produtor Ivan Teixeira,  que já trabalhou em diversos filmes nacionais e internacionais, entre eles “Lisbela e o Prisioneiro”, “Ensaio sobre a Cegueira” e “Os Mercenários”, apresentará as suas próprias dicas e técnicas para serem debatidas e aprofundadas no curso “Técnicas de Pitching”.
Clique aqui para se inscrever.



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