31 de jan. de 2013

Consulta online coleta informações sobre HIV/Aids para Agenda Pós-2015



Prazo se encerrará no próximo dia 3


Consulta online coleta informações sobre HIV/Aids para Agenda Pós-2015
Tatiana Félix
Jornalista da Adital




Adital
A fim de priorizar a questão do vírus HIV/Aids na Agenda de Desenvolvimento Pós-2015, o Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/Aids (UNAIDS) está realizando até o próximo dia 3, uma consulta eletrônica para coletar informações e diferentes percepções sobre a resposta e a temática HIV/Aids pelo mundo.Com a proximidade da data limite para o alcance das metas dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), 2015, o Unaids pretender dar ênfase à problemática do vírus HIV, já que, apesar dos esforços e das informações visando a prevenção, a epidemia global continua sendo uma das principais causas mundiais de morte. De acordo com Unaids, além da questão de saúde, a infecção por HIV/Aids também traz problemas de desigualdade e injustiça social.
Por isso, através de três temas centrais, a pesquisa pretende saber como estão a situação da epidemia e dos tratamentos nas comunidades, regiões ou países de cada participante; quais são os fatores que determinam o progresso no enfrentamento ao vírus e como melhorar esses fatores; e que mudanças são necessárias nos sistemas para se alcançar o fim da epidemia do HIV na agenda de desenvolvimento pós-2015. As temáticas centrais são: "A agenda não concluída do HIV”, "Aids, saúde e desenvolvimento” e "A tomada de decisões e prestação de contas”.
A ideia é que os resultados auxiliem na elaboração de um informe sobre a situação do HIV/Aids no mundo e ajudem nos debates da reunião temática de Alto Nível sobre Saúde, que será realizada em Botsuana, nos dias 5 e 6 de março de 2013. O informe com os dados gerais da consulta também servirão de subsídio para entidades e governos, e poderá ser disseminado através das redes sociais.
Aids
Dados da Unaids estimam que mais de 34 milhões de pessoas vivam com o vírus HIV em todo o planeta, sendo que a maioria está concentrada na África Subsaariana. De acordo com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), diariamente 7,5 mil pessoas são infectadas pelo vírus HIV e 5,5 mil morrem em consequência da Aids. Apesar dos progressos dos tratamentos e da melhoria da qualidade de vida das pessoas soropositivas, apenas 28% dos/as infectados/as recebem tratamento adequado.
A consulta em português pode ser acessada através do link, e está disponível em diversos idiomas:http://www.worldwewant2015.org/pt-br/health.





Um comentário:

LEIA, COMENTE, E DIVULGUE!