6 de fev. de 2013

Grávidas na Folia




Dicas para as grávidas curtirem o carnaval 2013 em segurança
Personal Gestante alerta as futuras mamães para que preservem o bem-estar do bebê



A professora Gizele Monteiro, Personal Gestante e idealizadora do programa de exercícios Mais Vida Gestantes, dá algumas dicas para as futuras mamães curtirem o carnaval, sempre preservando a saúde e bem-estar dela e do bebê. Assistindo ou pulando o carnaval, a segurança é a palavra-chave para a mamãe.

1 - Faça uma alimentação balanceada durante todos os dias, preferindo comidas leves e saudáveis.

2 - Mantenha-se hidratada, com água potável e sucos naturais antes, durante e após a folia. Nunca se esqueça do durante.

3 - Evite ambientes quentes e úmidos para se manter sempre em temperatura corporal ideal e agradável. Ambientes com temperaturas elevadas colocam em risco a saúde da mamãe e do bebê, principalmente no comecinho da gravidez. Se estiver muito calor esse cuidado deve ser redobrado.

4 - Para as gestantes que irão participar de desfiles, o controle da intensidade é muito importante. A intensidade deve ser leve a moderada e se puder faça uso de um monitor cardíaco (frequencímetro) para controlar os batimentos. Consulte seu médico para entender como realizar esse controle.

5 - Não ficar longos períodos em atividade. Antes e depois sempre tire umas horas de descanso. É muito importante dormir e se alimentar bem para auxiliar na recuperação, afinal a gravidez não é o momento de realizar loucuras.

6- Evite também ficar muito tempo em pé, pois isso pode fazer com que as pernas fiquem inchadas. Se ficarem, a solução é uma boa drenagem linfática, com profissional especializado no atendimento à gestante. Entrar na piscina também auxilia a reduzir o inchaço.

7 - Se a mamãe está sedentária, não é interessante que participe de desfiles ou grandes concentrações, pois ficará muito tempo em atividade e esta pode ser de intensidade elevada. O ideal é que a mamãe já esteja ativa para participar desses eventos.

8 - Nunca esquecer de comunicar e ter a liberação do obstetra seja qual for a situação que irá participar.

— É importante lembrar que a data comemorativa tem que ser um momento de alegria e bem-estar físico e mental para as gestantes — finaliza Gisele.




Fonte: http://diariocatarinense.clicrbs.com.br/sc/variedades/vida-e-saude/noticia/2013/01/dicas-para-as-gravidas-curtirem-o-carnaval-2013-em-seguranca-4018752.html


Um comentário:

LEIA, COMENTE, E DIVULGUE!