10 de mai. de 2013

Salve, Bidu Sayão!

Balduína de Oliveira Sayão, mais conhecida como Bidu Sayão, (Itaguaí11 de maio de 1902 — RockportMaine13 de março de 1999) foi uma célebre intéprete lírica brasileira.
Bidu Sayão a nasceu em 1902 no Rio de Janeiro (Brasil). Ela foi para a França em 1922, onde estudou com Reszke. Quatro anos mais tarde, ela teve seu "debut" no Teatro Constranzi di Roma. Após a sua tournée pela Europa, ela foi convidada por Toscanini para apresentations com a Orquestra Filarmônica de Nova York. Em 1937, ela teve seu primeiro papel em The Metropolitan Opera House de Nova York, como Manon (Massenet). 
Era um dos artistas mais respeitados da Ópera Metropolitan (Nova York). Lá, ela fez 155 apresentations, sendo 33 como Mimi, a personagem de "La Bohème" (Puccini). 
Morreu em 1999, quando ela tinha 96 anos nos Estados Unidos. 
Bidú Sayão (1902-1999) - grande soprano brasileira, que fez sua estréia no Metropolitan Opera, em 1937, iniciando uma carreira que durou muitas décadas. Ela cantou em muitas estreias Villa-Lobos e concertos importantes. Seu desempenho da ária de Bachianas Brasileiras n. 5 é famosa - nas palavras de Alfred Heller, "quando Sayão cantou, era outro mundo, uma grande experiência espiritual." Foi triste fato de ouvir de sua morte, em março de 1999.http://www.bassocantante.com/opera/sa ...
veja o vídeo da soprano brasileira Bidu Sayão cantando uma das mais famosa ária da ópera "O Mio Babbino Caro" (Gianni Schicchi - Puccini). 

Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=LNHf26uNfok

Um comentário:

LEIA, COMENTE, E DIVULGUE!