16 de set de 2013

CRIME FEITO EM CASA — Contos policiais brasileiros

Crime Feito em Casa, Flávio Moreira da Costa (Org.)
O crime não compensa. Mas aqui, nesta seleção organizada por Flávio Moreira da Costa, ele é protagonista. Em CRIME FEITO EM CASA, Flávio, que se revelou um talentoso organizador de antologias de contos, selecionou o melhor da literatura policial brasileira, reunindo autores do mais alto calibre, envolvidos em crimes de toda a espécie.
Guiado pela deliciosa seleção do organizador, o leitor irá conhecer um Machado de Assis atípico, mas sempre genial, em "O enfermeiro", um Lima Barreto atento à crônica policial da imprensa da época, em "A mágoa que rala" e ainda pérolas como "Se eu fosse Sherlock Holmes", extraído do primeiro livro de contos policiais da literatura brasileira, publicado nos anos 20 do século passado.
Além de curiosidades e exemplos de maestria no gênero, será possível perceber como se saíram bem no crime autores consagrados como Marcos ReyDalton TrevisanJosé LouzeiroCaio Fernando AbreuDuílio GomesVictor Giudice, sempre com contos precisos que não conseguimos largar antes de ler a última frase.
Por fim, pode-se apreciar como novos cúmplices como Joaquim NogueiraMarçal AquinoLourenço CazarréIosif LandauLilian Fontes e Heloísa Saraiva, entre outros, conseguiram transformar um gênero, a princípio refém dos pastiches e paródias, num raio-x aterrorizante e revelador do Brasil contemporâneo.
"Prepare-se — induzido pelas instigantes palavras que lhe aguardam nestas páginas — para sujar as mãos de sangue e afundar os pés no lamaçal do crime. Depois, se for capaz, durma o sono dos justos". - Tony Bellotto


Gaúcho de nascimento e carioca por opção, o consagrado escritor Flávio Moreira da Costa já ganhou diversos prêmios literários, entre eles dois Jabuti, com os livros O equilibrista do arame farpado (categoria Romance, 1997) e Nem todo canário é belga (categoria Contos, 1998). Recentemente publicou O país dos ponteiros desencontrados, finalista do Jabuti do presente ano. De uns tempos para cá anda mais conhecido, porém, por seu talento único como antologista, sendo um dos mais requisitados do Brasil. Sua última antologia é CRIME FEITO EM CASA, lançamento da Editora Record, reunindo alguns dos melhores contos do pouco mais de um século de literatura policial brasileira.

CRIME FEITO EM CASA — Contos policiais brasileiros
Flávio Moreira da Costa (Org.)
462 páginas
Preço: R$ 39,90
Formato: 16 x 23 cm
ISBN: 85-01-07354-7
Editora Record

Um comentário:

LEIA, COMENTE, E DIVULGUE!