10 de mai. de 2012

no Programa do Jô





Nailôr Marques Jr. fala sobre Machado de Assis

sex, 04/05/12 por Editor | categoria Entrevistas 
Nailôr Marques Jr. é professor de português e literatura e um apaixonado por livros. Ele contou que seu nome, Nailôr, confunde mesmo as pessoas e que ele atende quando dizem qualquer coisa que termine em “ôr”.
Amigo do ufólogo Ademar Jevaer, que já foi entrevistado no programa, desde a adolescência, Nailôr disse que começou a dar aulas por influência de Jevaer, que era popular na cidade pelo fato de lecionar.
Nailôr é fanático pela obra de augusto dos anjos e contou que, aos 19 anos, viajou de carona em caminhões até o sertão da Paraíba para conhecer a casa onde o poeta viveu. Apaixonado pelo trabalho de professor, Nailôr demonstrou, com a plateia, como explicar algo complexo de maneira simples e como fixar a matéria e não simplesmente decorá-la.
No segundo bloco de entrevista, Nailôr falou de outro autor que conhece bem: Machado de Assis. Ele diz que o autor tinha tudo para dar errado porque nasceu em uma favela, o Morro do Livramento, de pais analfabetos, perdeu a mãe cedo e teve que trabalhar vendendo doces que a madrasta fazia para ajudar na renda familiar, além de ser mulato, gago e epilético.
Nailôr disse que Machado começou a escrever na adolescência, quando foi trabalhar na tipografia de Manuel Antônio de Almeida, que o incentivou a escrever depois de ler alguns sonetos de Machado.
O professor falou ainda sobre Carolina, mulher de Machado, e o papel que ela teve no desenvolvimento da carreira do escritor. Fotos de Machado de Assis e de Carolina foram mostradas no telão.
No final da entrevista, Nailôr disse que dúvida sobre a traição de Capitu no romance “Dom Casmurro”, o mais popular do escritor, não tem importância, e que o importante na história é a construção psicológica dos personagens.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

LEIA, COMENTE, E DIVULGUE!