1 de nov. de 2012

Murilo Santos no IFMA




O professor da UFMA, cineasta e fotógrafo, Murilo Santos, ministrou na manhã de quarta-feira, 31, uma oficina de animação para os alunos do terceiro ano do curso de Comunicação Visual do Campus Monte Castelo.

Murilo Santos é licenciado em Educação Artística pela UFMA e veio a convite da professora do Departamento de Design, Camila Andrade, que é professora da disciplina de Animação.

murilo1O cineasta falou sobre as origens do cinema, mostrando uma película de super 8 e ensinou técnicas de produção do fenaquistiscópio – um dos aparatos ópticos criados com base nas descobertas de Joseph Plateau sobre a persistência retiniana que transmite ilusão de movimento de uma série de imagens fixas. Ele falou ainda sobre a tendência do uso de mídias de baixo custo para produção audiovisual e da valorização destas mídias por diversos canais de comunicação.


muriloNa ocasião foram exibidos trabalhos realizados na disciplina. Os vídeos, com temas diversos, foram realizados pelos alunos a partir da técnica de stop motion - técnica de animação em que fotografias de objetos ou pessoas são montadas quadro a quadro e, quando exibidas, dão a ideia de movimento. Com o olhar crítico de Murilo Santos, receberam elogios e estímulo para continuarem produzindo vídeos.


murilo3"Achei ótima e muito divertida a oficina. Gostei de saber como funciona a exibição dos filmes no cinema e, principalmente, de produzir os meus próprios vídeos", disse a aluna Jeanine Adler.





(Fonte: www.ifma.edu.br)






Um comentário:

LEIA, COMENTE, E DIVULGUE!